Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O ERRO DOS JUDEUS E DOS GENTIOS ...  
  NÃO TENHO TEMPO ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  O EVANGELHO ETERNO NO REINO DO MA ...  
  OS CAMINHOS DE DEUS E OS CAMINHOS ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

A Unção na Bíblia.

 

 

Unção, é o ato ou efeito de ungir, hoje fala se muito em ungir isto ou aquilo. Em tempos passados os evangélicos repudiavam o costume católico de usar “água benta” para espargir sobre veículos, casas e até sobre pessoas que acreditavam que seriam abençoadas por esse ato, no entanto, hoje há por ai, evangélicos ungindo carros, casas, chácaras, sítios, roupas e etc. Estará isso de acordo com os ensinos bíblicos? Como podemos repudiar a água benta se fizermos o mesmo com óleo? Hipocrisia somente!

Unção e ordem para ungir aparecem algumas vezes na Bíblia às vezes de modo representativo, figurativo, (Parábola) e outras vezes literalmente para se efetuar a unção mesmo, vejamos a figurativa: Em (Juizes 9:8) diz: “Foram uma vez as árvores a ungir para si um rei”... Falando dessa maneira já se entende claramente que é representativo, pois as árvores jamais teriam condições de escolherem um rei.

 

Veremos agora no real, encontramos Moisés ungindo o Tabernáculo, (Levítico 8:10 e 11) “Então, Moisés tomou o azeite da unção, e ungiu o tabernáculo e tudo o que havia nele, e o santificou; e dele espargiu sete vezes sobre o altar e ungiu o altar e todos os seus vasos, como também a pia e a sua base, para santificá-los”. Vamos ler ainda em (Números 7:1) “E aconteceu, no dia em que Moisés acabou de levantar o tabernáculo, e o ungiu, e o santificou, e todos os seus utensílios, e também o altar e todos os seus utensílios, e os ungiu, e os santificou”. Observamos que após a unção estavam consagrados a Deus e santificados. Deus também mandou Moisés ungir a Arão e seus filhos para o exercício do Sacerdócio.

Encontramos também Deus ordenando a Samuel que ungisse a Saul rei sobre Israel e posteriormente ungisse a Davi rei em lugar de Saul. Mandou o Sacerdote Zadoque ungir Salomão para substituir Davi que já não tinha condições de reinar, examine o que está escrito em (1 Reis 1:34 e 39) “E Zadoque, o sacerdote, com Natã, o profeta, ali o ungirão rei sobre Israel; então, tocareis a trombeta e direis: Viva o rei Salomão, (...) E Zadoque, o sacerdote, tomou o vaso do azeite do tabernáculo e ungiu a Salomão; e tocaram a trombeta, e todo o povo disse: Viva o rei Salomão!”

 

Jesus Cristo foi e sempre será o ungido de Deus, veja o que diz em (Hebreus 1:9) “Amaste a justiça e aborreceste a iniqüidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria, mais do que a teus companheiros”.

Encontramos também a unção normal e natural que se faz após o banho, veja em (2 Samuel 12:20) “Então, Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de vestes, e entrou na Casa do SENHOR, e adorou; então, veio a sua casa e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu”. Davi se ungiu com perfume, o que nada tem com a unção de que estamos tratando. Veja outro exemplo de unção com em (João 12:3) “Então, Maria, tomando uma libra de ungüento de nardo puro, de muito preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-lhe os pés com os seus cabelos; e encheu-se a casa do cheiro do ungüento”. Demonstrando humilhação aos pés com adoração ao Senhor.

 

Existe também unção realizada por Deus que significa a ação do Espírito Santo na vida do cristão, leia em (1 João 2:20) “E vós tendes a unção do Santo e sabeis tudo”. João está dizendo no singular, isso quer dizer claramente que a unção realizada por Deus para o Seu trabalho é uma só vez e não como hoje fazem convidam; venha irmão pra frente para receber a unção de Deus.

Não encontramos na Bíblia nem uma vez sequer ordem para ungir carros, caminhões, casas, sítios e etc. Ungir essas coisas fica um tanto esquisito porque casas, carros, sítios poderão ser vendidos e daí como fica a unção anteriormente realizada, ela tem vencimento?

Ungem-se carros e alguns ainda colocam adesivos que diz; propriedade de Jesus, só que vez ou outra ao passarmos por alguns desses veículos vemos dentro dos deles pessoas praticando cenas imorais e até o sexo propriamente dito, e ai o que dizer da unção ou do adesivo? Hoje existem até placas na frente de algumas igrejas convidando a todos para vir receber unção de prosperidades financeiras, unção para quebrar mal feitos, para casamentos etc. etc. etc. Onde está o respaldo bíblico para essas heresias? 

 

No Novo Testamento encontramos ordens para ungir enfermos, porém examine com muita atenção essa ordem, porque existem também pessoas ungindo em desacordo com a Palavra de Deus, preste bem atenção no que o Apostolo Tiago diz: (Tiago 5:14) “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor”. Tiago diz: Está alguém entre vós doente chame os presbíteros da igreja e não diz para oferecer unção como estão fazendo hoje E em seguida determina quem são os que devem realizar a unção.

 

Hoje vemos pessoas que não estão no Presbitério e até senhoras ungindo, além disso, ungindo pessoas que nem pertence a uma igreja, como pode ser isso? Como fica a ordem apostólica, porque quando ele diz; está alguém entre vós doente, entende-se claramente que ele se referia a Igreja e não ao povo de modo geral. Outra coisa que acontece é que muitos ungem o local da enfermidade, se você prestou atenção na leitura do versículo acima você notou que está escrito; orem sobre ele e em lugar nenhum diz para ungir o local da enfermidade nem ungir carteira profissional ou outros objetos. Ungir o local da enfermidade pode trazer conseqüências desastrosas e mesmo porque não existe essa recomendação na Bíblia. Para mim, isso é ultrapassar o que está escrito e não é recomendável.

 

Não concordo com discriminação alguma, porém a unção não foi autorizada para ser realizada por senhoras (com todo respeito que elas merecem), mas a ordem é para os presbíteros ministros e somente para eles e muito menos para se ungir os de fora e nós temos que obedecer às ordens bíblicas e não como os nossos pensamentos. Não queremos discriminar ninguém, mas ficamos com a Bíblia! Se alguém puder me apresentar outra base dentro da Bíblia, ficarei grato.

Não podemos aceitar heresias e modismos. Bíblia é Bíblia, ela é base única.

Creia em Cristo Leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta

   

 

Nome: salvador elias da silva

Data: 07/08/2015

Comentário:

maravilhoso comentário

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: celio

Data: 01/07/2015

Comentário:

A PAZ DE CRISTO MEU AMADO. SUA COLOCAÇÃO ME AJUDOU MUITO. QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO MUITO.
OBRIGADO PELA RESPOSTA QUE EU ESTAVA PROCURANDO

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Pr. Geandro Silva

Data: 12/03/2014

Comentário:

Maravilha pastor Ismar. O que precisamos é de mais pastores que preguem a verdade, e não heresias como vejo muitos fazerem.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já