Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O ABANDONO DE IDOSOS ...  
  O SOL PAROU OU NÃO? ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  DECISÕES PRECIPITADAS ...  
  AS DUAS CAPAS ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

AS DUAS PORTAS DA RUA

 

 

 

Janelas: frestas, aberturas menores em paredes. (Eclesiastes 12: 1 a 7)

Portas: aberturas principais em parede para dar entrada ou saída.

Ao evangelizar encontramos pessoas que dizem: quando eu ficar mais velho vou me lembrar e fazer alguma coisa a Deus. Baseando nos versículos veja o que Salomão diz a respeito, principalmente no primeiro, ele aconselha-nos a lembrarmos de Deus no tempo da mocidade antes que venha a velhice quando nada mais se pode fazer. (Eclesiastes 12.1) “LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”.

 

Faremos uma comparação desse testo bíblico com vida espiritual e física material.

 

Vejamos o que acontece na velhice.

Antes que escureçam o sol e a lua: as vistas já cansadas escurecem tudo, enxerga-se pouco, não se consegue ler ou ver as coisas nítidas, mas sim embaraçadas;

 

Tremer os guardas da casa: Mãos trêmulas sem forças, já não dá para fazer nada na obra de Deus, já estão curvados pelos anos, o vigor já passou e foi usado fora da obra de Deus;

Os moedores: (dentes) Já são fracos e poucos, tendo assim restrição na alimentação, só se alimentam de comidas fracas, sopinhas, etc.

 

Olhar pelas janelas: Já não enxerga bem para ver se está no caminho certo, aceita tudo o que se oferecem, talvez por interesses, não dá pra ver o mal que o rodeia. Aí vem o convite de Deus (Isaias 42: 18) “Surdos, ouvi, e vós, cegos, olhai, para que possais ver”.

Isaias (45: 22) “Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro”. O convite está feito, mas se torna difícil no fim do vigor humano, pois temos que ter cuidado com o que nossos olhos vêem pode ser ofertas que  prejudicam a vida espiritual (Gênesis 13: 10) “E levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada e a desejou, antes do SENHOR ter destruído Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do SENHOR, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar”.

 

Olhar para Jesus é melhor porque ele pagou o preço da nossa salvação e Nele alcançaremos vitoria, (Hebreus 12: 1 e 2) “PORTANTO nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta. Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus”.

 

Portas da rua: Porta é entrada (ouvidos). Quando a idade chega, a maior dos idosos ficam com a audição prejudicada e na vida espiritual á muitos idosos e jovens que nada mais ouvem, não aceitam mais a doutrina bíblica. Precisamos abrir as portas (ouvido) para ouvir Deus falar, veja com Samuel ouviu, ele estava atento (I Samuel 3: 10). “Então veio o SENHOR, e pôs-se ali, e chamou como das outras vezes: Samuel, Samuel. E disse Samuel: Fala, porque o teu servo ouve”.

Muitos no passado queriam ouvir e ver o que ouvimos e vemos hoje (Lucas 10: 24) “Pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que ouvis, e não o ouviram”.

 

Sempre tem os que tapam os ouvidos para não ouvirem a verdade (Atos 7: 57) “Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele”. Outros têm comichão nos ouvidos e amontoam-se doutores entorno de si (II Timóteo 4:3) “Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”

Vamos ouvir Deus antes e na velhice, Jesus está às portas (Apocalipse 3:20) “Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo. I João 2: 18)

 

Vozes de aves: Na velhice qualquer barulho é um assombro; tudo os assustam, qualquer que sejam as vozes da aparência de muito barulho.

 

Tremer o que está no alto: A cabeça já está zonza, tem tontura, fraquezas, agora fazer o que?

 

Florescer a amendoeira: Os cabelos já estão brancos, a idade chegou fazer mais o que?

 

Os gafanhotos forem um peso: Não tem condição de mais nada, aí diz: há se eu fosse jovem faria isto e aquilo, mentira não fez quando podia fazer;

 

Perecer o apetite: Na idade já não se preocupa com alimentação, qualquer sopinha serve (basta ter o nome de crente), na vida espiritual precisamos sim de alimentos sólidos, Bíblia e Bíblia, não podemos seguir qualquer vento de doutrina.

 

Quebra das cadeias de prata: Com a idade avançada acaba-se o orgulho, depende de tudo e de todos, como trabalhar na obra de Deus?

 

Copo de ouro: Toda força humana acabou, quebrou-se o copo de ouro a inteligência o vigor a vida passou.

 

Cântaro quebrado junto a fonte: O material do cântaro e do homem é o mesmo é o pó, o barro. Deus disse: “Porquanto tu és pó e ao pó te tornarás” (Gênesis 3: 19) “... porquanto és pó e em pó te tornarás”.

 

Tudo terminou e nada fez pela obra de Deus. Procure fazer algo enquanto você tem força porque ao quebrar o cântaro tudo terminará.

I João 2: 18) “Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora””.

Creia em Cristo, leia a Bíblia.

 

 

 

 

 

Pr. Ismar Vieira Malta.

Nome: jaderson franco da silva

Data: 27/10/2012

Comentário:

quão grandemente DEUS falou comigo através destas passagens, que também serve de alertas para nossas vidas, principalmente para quem tem o vigor da juventude. "A hora é chegada"

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já