Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O ERRO DOS JUDEUS E DOS GENTIOS ...  
  ALEGRIA DO CRENTE SINCERO ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  DECÁLAGO, ALMA E RESSURREIÇÃO ...  
  LIDERES, LIDERADOS E REBELDIA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

Como Entender os Caminhos de Deus?

Isaías 55. “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o SENHOR”.

 

Deus muitas vezes nos leva por certos caminhos que a principio não entendemos e que segundo os nossos pensamentos achamos um tanto difícil, mas no final passamos a entender porque Deus nos fez andar por eles. Para entender isso é só meditar no que diz o profeta Isaias no versículo acima e no que disse Jesus em João 13.7 “Respondeu Jesus, e disse-lhe: O que eu faço não o sabes tu agora, mas tu o saberás depois”. Temos que crer e ser fiel sem questiona-lo porque Deus sabe o que precisamos e na hora certa, saberemos porque Ele nos fez e nos faz andar por tais caminhos e por fim teremos vitória conforme está escrito em Apoc. 2: 10 “Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”. É só lembrarmos que Jonas andou em seus próprios caminhos e se deu mal.  Temos na Bíblia vários exemplos que Deus ordenou a Seus servos que andassem por caminhos que aos homens eram sem lógica alguma, mas no fim ficaram sabendo que verdadeiramente os caminhos de Deus são retos, perfeitos e verdadeiros. Oséias 14.9 “Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão”.

Alguns exemplos: Deus Ordenou ao profeta Elias que fosse se esconder junto ao Ribeiro Querite dizendo que havia ordenado aos corvos que o sustentasse ali, veja o que diz em I Reis 17:4 e 6 “E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem. E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro”.

Após certo tempo ordenou ao profeta que fosse a Sarepta que era na região de Sidom, para ser sustentado por uma viúva, não é isso estranho aos olhos humanos ser sustentado por corvos e por uma viúva? Uma viúva que estava em situação difícil iria sustentar um estrangeiro? I Reis 17: 9 a16 “Levanta-te, e vai para Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente. Então ele se levantou, e foi a Sarepta; e, chegando à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; e ele a chamou, e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco de água que beba. E, indo ela a trazê-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me agora também um bocado de pão na tua mão. Porém ela disse: Vive o SENHOR teu Deus, que nem um bolo tenho, senão somente um punhado de farinha numa panela, e um pouco de azeite numa botija; e vês aqui apanhei dois cavacos, e vou prepará-lo para mim e para o meu filho, para que o comamos, e morramos. E Elias lhe disse: Não temas; vai, faze conforme à tua palavra; porém faze dele primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois farás para ti e para teu filho. Porque assim diz o SENHOR Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará até ao dia em que o SENHOR dê chuva sobre a terra. E ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeu ela, e ele, e a sua casa muitos dias. Da panela a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou; conforme a palavra do SENHOR, que ele falara pelo ministério de Elias”. Aos olhos humanos isso seria um absurdo.

O profeta obedeceu e a viúva creu, não questionaram, confiaram e a benção de Deus chegou a eles.

Outro exemplo é o de Gideão que era da tribo de Manassés e era o menor da casa de seu pai. Deus ordenou-lhe que livrasse a Israel das mãos dos midianitas. Vejamos o que diz em Juízes 6.15 “E ele lhe disse: Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que a minha família é a mais pobre em Manassés, e eu o menor na casa de meu pai”. E Gideão obedeceu e foi com apenas trezentos homens com buzinas, cântaros e tochas para batalha contra um enorme exército, foi conforme a ordem de Deus e livrou a Israel. Caminho que ao homem seria um absurdo, ir a uma guerra somente com buzinas, cântaros e tochas contra um grande exército e bem armado, mas ele obedeceu, creu e saiu vitorioso.

Deus pode usar você para abençoar outras pessoas, porém, não é você que vai abençoar como dizem hoje; eu te abençoo, mas Deus sim é o que abençoa. A viúva não foi abençoada pelo profeta, mas Deus a abençoou através da obediência dela e do profeta.

 

Deus é soberano e ele usa até uma criança para falar e fazer sua obra.

Eu li um artigo que segundo dizem foi escrito pelo medico oncologista do Hospital do Câncer de Pernambuco, Dr. Rogério Brandão, nesse artigo o medico narra o seguinte: Após 29 anos de profissão nessa área posso afirmar que cresci e modifiquei-me com os dramas vividos pelos meus pacientes. Um dia passou por mim um anjo que era uma criança de 11 anos que há dois anos enfrentava tratamentos diversos, injeções, manipulação e todos os desconfortos, mas sem nunca fraquejar, vi-a chorar, vi medo em seus olhinhos.

Um dia ao chegar ao hospital encontrei-a sozinha no quarto. Perguntei-lhe pela mãe e ela disse-me; Tio, ela foi chorar escondida. Quando eu morrer ela vai ficar com muitas saudades. Mas eu não tenho medo de morrer, tio. Eu não nasci para esta vida. E lhe indaguei: O que a morte representa para você minha querida?

Ela respondeu-me; Olha tio, quando a gente é pequena, às vezes vamos dormir na cama do nosso pai e no outro dia, acordamos em nossa própria cama, não? Veio à memória que quando minhas filhas eram pequenas acontecia exatamente assim.

Disse-me a menina: Um dia vou dormir e o meu Pai vem me buscar eu vou acordar na casa Dele, na minha vida verdadeira. Fiquei entupigaitado com a maturidade daquela criança.

-E minha mãe vai ficar com saudades, emendou ela.

-E o que significa saudade para você, minha querida?

-Saudade é o amor que fica!

Quando cheguei aos 53 anos de idade fiz um desafio a qualquer que tenha uma definição melhor e mais simples para a palavra saudade: É o amor que fica.

Meu anjinho já se foi há longos anos, mas deixou-me uma grande lição que me ajudou a melhorar a minha vida, e tentar ser mais humano e carinhoso com os meu pacientes e repensar meus valores.

Obrigado meu anjinho, pela vida bonita que tiveste, pelas lições que me ensinaste, pela ajuda que me deste.

QUE BOM QUE EXISTE SAUDADE! O AMOR QUE FICA. Assim terminou o artigo do Dr. Rogério Brandão. Deus usou uma pequena criança, só Ele sabe porque!

Agora pergunto eu, essa criança não foi usada por Deus? Com absoluta certeza foi!

 

No Novo Testamento temos a multiplicação dos cinco pães Jesus saciou a fome de uma multidão e isso por mais de uma vez. Aos olhos humano isso seria impossível!

Deus usa o que temos para nos abençoar, e nos usa para realizar sua obra como quer.

Tenho uma experiência muito pessoal sobre os caminhos de Deus, no inicio da década 60 eu estava morando em Marília e certo dia eu comecei a sentir dores abdominais e uma queimação terrível no estomago, procurei o medico, ele mandando fazer raios X, disse-me que era necessário extrair a vesícula biliar e isso seria feita em Campinas SP e seria bom passar pela cirurgia o mais depressa possível. Fui imediatamente para aquela cidade e para ser internado teria que passar por um médico cujo consultório ficava na Rua Barreto Leme, no centro da cidade, ele me forneceria uma guia para ser internado na Clinica Santo Antonio, ao examinar os papeis ele disse-me que não tinha a referida guia e que eu deveria voltar no dia seguinte. Fiquei hospedado na Igreja Assembleia de Deus na Vila Nova, cujo pastor era João Pratavieira. Naquele tempo a cirurgia da vesícula era de muito risco e eu estava muito preocupado porque meus três filhos eram crianças e um pai que ama sua família se preocupa muito com ela. À noite fui orar então pedi a Deus que guiasse o medico para o que fosse necessário. Pela manhã fui ao consultório pegar a guia para ser internado, tive uma grande surpresa; o médico me disse; moço eu não lhe conheço, nunca lhe vi, mas esta noite não pude dormir direito pensando em você e tomei uma decisão não vou assinar a guia e você vai fazer um exame na Clinica do Dr. Jose Bittar na Avenida Andrade Neves, próximo do Hospital Vera Cruz nesta cidade, porque você é muito novo e essa cirurgia é muito delicada. Naquele momento eu quis questiona-lo, mas o Espírito Santo falou ao meu coração; você não pediu para guiar o médico? Parei de questiona-lo e fui realizar o exame solicitado que era uma entubação duodenal minutada que segundo me parece, hoje não se realiza mais esse tipo de exame. Chegando à clinica mandaram-me aguardar chamada, pois tinha alguém na minha frente. Sentei-me ao lado de um jovem que estava visivelmente deprimido cabeça baixa desfigurado, amargurado, arrasado, não olhava para ninguém e o Espírito me diz; fala de JESUS para ele, mas falar como se ele permanecia de cabeça baixa?

Em dado momento quebrei o silêncio falei com ele perguntando-lhe; - onde você mora? Ele não me deu resposta e me fez a mesma pergunta, prontamente lhe respondi, em Marília, agora ele olhando para mim disse: Eu moro na região de Barretos e se você morasse naquela região eu não falaria nada com você, porque eu estou muito mal, acho que estou com câncer no estomago, casei-me há seis meses e minha esposa não está grávida, portanto vou fazer esse exame e chegando à minha casa vou dar um tiro no meu ouvido porque não quero que minha esposa se engravide, pois eu estou mesmo muito mal e não quero deixar filhos para sofrer nas mãos de outros, pois sendo ela nova como é, com certeza, se casará com outro. Nem você e nem ninguém tirará da minha mente, vou por fim a minha vida, estou decidido e acabou! Assunto encerrado disse-me ele! Naquele tempo falar só palavra câncer a pessoa já ficava aterrorizada.

Antes de falar de Jesus, falei-lhe, moço preste atenção no que lhe vou dizer; já há alguns meses venho sofrendo horrivelmente com queimação no estomago que parece fogo, má digestão, tudo azeda no estomago, sinto dores abdominais e vim fazer entubação duodenal e você o que sente?

-Ele me respondeu; é isso mesmo, isso é tudo o que eu sofro e não sei mais o que fazer, agora vou fazer esse mesmo exame. E a decisão está tomada, vou pratica-la mesmo!

Olhei bem no rosto dele e lhe disse: Olha moço, eu não tenho 30 anos de idade, minha esposa é mais nova do que eu, tenho três filhos pequenos, mas confio que vou vencer, o que nós temos não é câncer não, provavelmente nós temos é gastrites e nada mais. Moço você é mais novo do que eu, casado há seis meses, você está ainda em lua de mel, tenho certeza que você ama sua esposa e por ela é amado. Que decepção vai ser pra ela se você praticar essa loucura em plena lua de mel. Você precisa crer e confiar em Jesus Cristo, Ele resolve os nossos problemas Ele nos ama. Ele nos perdoa e nos salva. Quando você chegar à sua cidade, procure o pastor da Igreja Assembleia de Deus, fale com ele sobre nossa palestra e ele te dirá o que você deverá fazer. Creia em Cristo. Continue a sua lua de mel com sua amada, tire essas bobagens da tua mente seja feliz e deixe vir os filhos que você e ela desejarem, eles serão uma benção e a alegria de vocês.

Nesse momento chamaram-me para o referido exame, após a realização que demorou um pouco mais de uma hora, voltei a me sentar ao seu lado e pude observar a mudança em sua fisionomia, seu semblante era outro, estava alegre, não estava mais de cabeça baixa e quando ele foi chamado para realização do mesmo exame ele olhou para mim e me disse-me; - volte para sua casa alegre porque você conseguiu mudar meus pensamentos eu não vou praticar a loucura que pretendia, vou viver minha vida normal, vou procurar a Igreja e vou conversar com o pastor como você me orientou e vou seguir firme, volte para sua cidade em paz, nós vamos vencer. Confesso, quase chorei ao ouvir ele me falar assim. Honras e glorias a Deus pertence.

 No dia seguinte tive outra grande surpresa, recebi o resultado do exame tudo dera negativo, hoje já passei um pouco de setenta e nove anos e nunca mais tive dores e queimações no estomago e nunca fiz a cirurgia da vesícula.

A alegria foi tanta que nós nem trocamos nossos endereços, mas eu espero vê-lo na presença de Jesus Cristo na eternidade.

Esses acontecimentos mostram claramente que os caminhos de Deus são verdadeiramente diferentes dos nossos caminhos; vim de Marília a Campinas, uma distancia de mais ou menos 400 quilômetros para evangelizar uma pessoa que já estava caminhando para a condenação eterna, isso também é prova que Deus ama o pecador e usa os Seus servos como Ele quer. Para entender os Caminhos de Deus é muito fácil, precisamos crer e obedecer sem questiona-lo, pois ao terminar veremos a vitória.

Procure entender os caminhos de Deus crendo em Cristo como Salvador.

Pr. Ismar Vieira Malta.

 

 

COMENTÁRIOS POSTADOS

Nome: miguel pereira

Data: 15/07/2014

Comentário:

suas mensagens sao maravilhosas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: miguel pereira

Data: 15/07/2014

Comentário:

suas mensagens sao maravilhosas

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Mirian

Data: 18/11/2012

Comentário:

Que o Senhor Jesus continue abençoando o seu ministério! Tremendo texto! Creio que foi Deus que colocou essas palavras no seu coração para tocar e abençoar a vida de muitos, assim como tocou na minha. Fiquem todos na paz de Deus!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Mirian

Data: 18/11/2012

Comentário:

Que o Senhor Jesus continue abençoando o seu ministério! Tremendo texto! Creio que foi Deus que colocou essas palavras no seu coração para tocar e abençoar a vida de muitos, assim como tocou na minha. Fiquem todos na paz de Deus!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já