Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  PARA A ETERNIDADE EXISTEM DOIS CA ...  
  A REVERENCIA EM NOSSA VIDA ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  SODOMA E GOMORRA, MONTE SINAI E S ...  
  ADMINISTRAÇÃO COM EFICIÊNCIA O RE ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

A VIDA, ENFADO E CANSEIRA.

Salmos 90.10 “Os dias da nossa vida chegam há setenta anos, e se alguns, pela sua robustez, chegam aos oitenta anos, o melhor deles é canseira e enfado, pois passa rapidamente e nós voamos”.

 

O Dicionário Aurélio diz que:

A vida é o espaço de tempo entre o nascimento e a morte.

Canseira é o mesmo que dizer cansaço

Enfado é aborrecimento, impressão desagradável; mal estar.

 

Com base no texto bíblico acima falaremos sobre a trajetória de uma vida normal do ser humano em suas fases desde o nascimento até o final de sua existência. Delinearemos baseando-nos em uma vida normal porque muitas vidas são ceifadas precocemente, às vezes por problemas genéticos, problemas de saúde, por homicídios, por vícios desenfreados, por acidentes e por outros motivos que sem piedade cortam muitas fases da existência do ser humano.

Estou hoje 04/05/12, com setenta e nove anos, portanto acredito que posso falar tranquilamente sobre esse assunto.

Eu particularmente creio que a vida começa na fecundação do óvulo pelo espermatozoide, mas levaremos o assunto iniciando pelo nascimento e iremos até a morte. Ao nascer à pessoa inicia a trajetória de sua da vida que só se finda com a morte.

 

NASCIMENTO.

Após o nascimento a criança precisa e recebe imediatamente atendimento medico e familiar, passando a receber atenção de todos, nos cuidados, carinhos, na higiene e etc. Tudo é motivo de alegria, seu primeiro riso, suas primeiras palavras, seus primeiros passinhos, começando assim sua vida infantil que normalmente é de muita alegria.

Logo ingressa nas escolas próprias para sua idade onde aprende a entender e descobrir a vida, pois nesse período da vida tudo é novidade é um mundo que começa a despontar e a curiosidade infantil é muito grande, faz as mais variadas perguntas a tudo quer saber, tudo é belo, mas a criança precisa de total atenção dos pais para uma vida sadia e bela.

A vida prossegue sem que se perceba. Canseira e enfado? Não existe!

 

ADOLESCÊNCIA.

A adolescência é uma fase perigosa porque nessa fase o adolescente, começa a puberdade e se o adolescente não receber orientação adequada poderá entrar por caminhos errados, pois nessa idade ele começa a sentir a transformação de seu corpo principalmente na área sexual e ele ou ela passa a pensar que já tem muita experiência e que é suficientemente capas de tomar rumos próprios por si mesmo. Tudo continua sendo festa, prazer e muita alegria. Alguns não tendo orientações adequadas enveredam por caminhos perniciosos e pelos mais variados vícios, muitas vezes se torna em uma viagem sem volta. Nessa fase para uma vida normal e sadia o adolescente necessita de muita orientação dos pais, dos mestres e muitas vezes até de profissionais da medicina, pois é um mundo que se desperta com um grande buquê de rosas. A vida continua sendo bela, tudo é alegria.

A vida vai passando rapidamente, todavia sem canseira e sem enfado!

 

MOCIDADE.

Chegando a mocidade geralmente o jovem já tem conhecimentos intelectuais, profissionais e os que foram bem orientados passam a pensar na constituição de um lar, de ter sua vida própria, uma família, enfim uma vida normal. Com exceção daqueles que se enveredam pelos vícios e outros caminhos do mal que dificilmente encontram retorno para uma vida normal passando a viverem na marginalidade da vida, muitas vezes ficam jogados pelas ruas e outras vezes vão parar até nas cadeias por delitos praticados.

Durante o período da mocidade a pessoa geralmente está em pleno vigor, tudo se torna fácil, não se sente canseira e muito menos enfado, é esse é o tempo de se preparar para definir o futuro. Em vias normais a saúde é boa, fazem muitas amizades, tudo é divertimento. Canseira e enfado não existem. Tem-se a impressão que o versículo acima nunca o atingirá e assim a vida continua em um verdadeiro mar de flores. E nem se lembram de que muitas flores trazem em si espinhos. Não se vê o tempo passar, mas passa rapidamente!

 

CHEGA O TEMPO DA CONSTITUIÇÃO DO LAR.

No dia do casamento sempre é um dia inesquecível, recebe se os convidados com alegria, cumprimentos, presentes, abraços e por fim os noivos saem para lua de mel.

Começa assim uma nova família, chegam os filhos e estes iniciam a trajetória da vida, até aqui ainda não tem chegado a canseira e nem o enfado.

A vida vai passando sem que se perceba, chegam os netos e bisnetos. Geralmente nessa época a pessoa já está entre quarenta a sessenta anos, nessa idade a canseira e o enfado já vão chegando de mansinho, já o vigor diminui um pouquinho, a disposição que tinha antes também já não é a mesma, mas vai-se vivendo com a satisfação de curtir os filhos, netos e bisnetos. Com raras exceções vão chegando também as dores, nas costas, pressão arterial alterada, diabete, problemas circulatórios, reumatismo e outras enfermidades muitas vezes até piores e então a pessoa se vê obrigada a fazer visitas constantes aos médicos que quase sempre aconselham a fazerem caminhadas e outros exercícios físicos, algum regime alimentar, mas mesmo assim a vida ainda é bela dentro de si, ainda resta esperança de melhoras.

Ainda existem muitas coisas boas e belas, contemplar a família unida, brincar com os netos e bisnetos que se tornam a coroa e grande prazer dos idosos que com o pouco vigor que ainda resta tem o prazer de estar bem juntinho da esposa que também já está velhinha, porém ela foi a  mulher da sua mocidade e continuará amando-a até a morte. A vida continua, mas agora em marcha um pouco lenta, já se senti a canseira e o enfado que estão chegando vagarosamente.

 

AO COMPLETAR OS SETENTA ANOS.

Chegando a idade de setenta anos começa o tempo de reflexão, começando desde a meninice até essa idade, é certo que muitas coisas desapareceram da memória, mas muitas continuam vivas na mente, umas repugnantes e indesejáveis que a pessoa preferia nem se lembrar por se arrepender de tê-las praticado e quantas dessas coisas poderiam ser evitadas, são pequenos ou grandes erros que foram praticados durante sua vida coisas que poderiam ser evitadas com facilidade e outras que deveriam ter sido feitas e não o foram, porém agora não há possibilidade de retorno. Também veem a lembranças os momentos belos, de grande alegria, prazerosos, felizes, de amigos e amigas sinceros e que deixaram lembranças maravilhosas, e também veem a lembrança de pessoas que foram falsas e aproveitadoras que nunca deixaram e nem deixam de existir que sempre deixam tristezas e sentimentos. Mas ao refletir em todo o passado a pessoa glorifica a Deus pelas bênçãos e pelos livramentos que Deus lhe concedeu e ainda por poder contemplar a sua terceira e até a quarta geração. A pessoa nessa idade se sente feliz em contemplar seus filhos que também já estão com certa idade e estes também já contemplando seus próprios filhos já casados, seus netos e quanto ao patriarca vive alegre por ter o privilégio de contemplar seus filhos, netos e bisnetos.

Quanto a mim como eu já disse a minha idade no inicio desta mensagem, agradeço sempre a Deus pela família que tenho e com grande prazer tomo meu chimarrão com meus pequeninos netos e bisnetos que também apreciam o famoso chimarrão e se eu demorar eles logo me perguntam; bisa, hoje nós vamos tomar nosso chimarrão? A idade deles está entre três e seis anos.  Isso é gratificante para um bisavô que ama os seus!

Até aqui a vida ainda bela, mas a canseira já está chegando com tudo e não se tem como escapar, se quiser viver mais um pouco precisa continuar lutando e se movimentando, não pode se entregar e nunca viver na ociosidade, tem que enfrentar a situação, fazer caminhadas, nunca ficar sentado em uma poltrona, comendo e bebendo até ficar obeso se já não estiver. É necessário evitar exageros alimentares, também é preciso descansar, mas não se esquecendo de que para um descanso maior tem a noite e não ficar inerte em uma rede ou poltrona dormindo dia e noite.

A vida ainda pode continuar prazerosamente, mas agora ela está acompanhada pela canseira e enfado! É certo que embora raramente, mas existem exceções, meu pai, por exemplo; viveu noventa e cinco anos e só entregou quando foi acometido por pneumonia com febre muito elevada e ele não suportando veio a falecer.  

 

OINTENTA ANOS.

Daqui para frente com raríssimas exceções, a canseira e o enfado dominam quase cem por cento! Em uma família bem unida a pessoa continuará sendo o verdadeiro Patriarca!

Sobre essa idade falarei pelo tempo que acompanhei meus antepassados, meu avô que viveu oitenta e um anos, minha mãe viveu entorno de oitenta e cinco anos, meu pai viveu noventa e cinco e vi muito bem como foram suas vidas, eles estavam lúcidos, meu avô morreu de acidente, estava ele cortando lenha nas matas, minha mãe morreu de embolia cerebral, meu pai morreu com pneumonia, mas evangelizando seus companheiros de quarto no hospital em Pederneiras SP.

Sabemos perfeitamente que existem exceções em todas as fases da vida, eles fizeram partes dessas exceções, mas mesmo assim notava-se claramente neles a canseira e o enfado em que eles estavam envolvidos.

Nessa idade o corpo está fraco, tem dores aqui e a acolá, o vigor já desapareceu, pois está abatido pelos anos, já não se tem mais perspectiva de vida, porém para aqueles que servem a Jesus Cristo existe um maravilhoso conforto, pois o espírito não envelhece e assim pessoa tem em si a alegria de Deus e conseguem superar a canseira e o enfado e viverem felizes, por terem em si a certeza da vida eterna nos céus e poderem dizer como diz o Apóstolo Paulo em II Timóteo 4:7 e 8 “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé. Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda”.

Nessa idade vem à memória a vida que passou e isso não é viver do passado como muitos dizem, mas pode-se aproveitar essa oportunidade de glorificar a Deus por todas as bênçãos recebidas, pelos livramentos e pelos anos de vida que tivera. Aquele que em sua velhice tem a certeza da vida eterna com Cristo e o consolo e a proteção da família, quando chega o tempo de partir, sentem-se seguro na presença soberana do Senhor e Salvador Jesus Cristo.

CONCLUSÃO:

CRISTO É A UNICA SOLUÇÃO.

 

Vivendo todos esses anos ninguém escapa da canseira e do enfado porque a Palavra de Deus é infalível, porém a canseira e o enfado podem ser amenizados com a alegria da salvação da alma e a comunhão com Deus através de Jesus Cristo, porque não se vê a vida passar, mas ela passa como diz na oração de Moisés; como um conto ligeiro, Salmos 90.9 “Pois todos os nossos dias vão passando na tua indignação; acabam-se os nossos anos como um conto ligeiro”. Na verdade a vida passa rapidamente e no fim dela aqui na terra é verdadeiramente canseira e enfado!

Convém a pessoa meditar seriamente no que o Rei Salomão diz no livro de Eclesiastes 12:13 e 14  “De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau”.

Antes da morte existe escape, porém com condições, veja uma das condições exigida, Eclesiastes 12:1 “LEMBRA-TE também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento”. È bom ler esse capítulo na integra, porque o nosso fim é com diz o versículo 7  “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Creia em Cristo, leia a Bíblia e se prepare para a parte final desta vida e possas entrar na cidade santa pelas portas onde a vida é eterna, Apocalipse 22.14 “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e  possam entrar na cidade pelas portas”. Daí para frente se verdadeiramente estiver com Cristo estará para sempre livre da canseira e do enfado!

A vida passa verdadeiramente como um conto ligeiro!

Pr. Ismar V. Malta.

 

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já