Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O CRISTÃO E O MOTEL ...  
  OS CUIDADOS QUE TEMOS QUE TER DIA ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  A ORDEM DE PROPAGAR O EVANGELHO E ...  
  OS CAMINHOS DE DEUS E OS CAMINHOS ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

AS QUALIDADES DE UM CASAL E A SUBMISSÂO NO MATRIMONIO.

(I Corint. 7:1 a 5 e Efesios 5:22,25 e 28.)

 

 

Para um lar ser abençoado é necessário que tenha algumas qualidades baseada no texto acima. São variadas as qualidades dos lares hoje. Citaremos três atributos do esposo e da esposa.

 

Mulher                                             Homem

                                

                                   1)Rixosa                                1)Rixoso   

                                   2)Virtuosa                              2)Virtuoso

                                   3) Sábia                                 3) Sábio

 

 

 Qualidades da Mulher

 

Rixosa:

A mulher rixosa é aquela que gosta de contendas, tudo é motivo para atritos (cricri) como acostumamos dizer, cria problemas com os vizinhos, marido, filhos e etc. cria problemas até pela própria sombra.

Não se preocupa com os ensinos que deveria transmitir aos filhos e muito menos se preocupa com os ensinos religiosos, de tudo reclama, vê defeitos em tudo e em todos, não para de falar, busca somente seus interesses não se preocupando com a razão da coisa, desconfia de tudo e de todos, não tem equilíbrio em suas ações.

Ela menospreza até o trabalho de Deus, examine o que o profeta diz em (II Samuel 6:16, 20 a 22) “E sucedeu que, entrando a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo o rei Davi, que ia bailando e saltando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.(...) E, voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com Davi e disse: Quão honrado foi o rei de Israel, descobrindo-se hoje aos olhos das servas de seus servos, como sem vergonha se descobre qualquer dos vadios. Disse, porém, Davi a Mical: Perante o SENHOR que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do SENHOR, sobre Israel, perante o SENHOR me tenho alegrado. E ainda mais do que isto me envilecerei e me humilharei aos meus olhos; e das servas, de quem falaste, delas serei honrado”.

 

A rixosa é também considerada como louca e alvoroçadora, está escrito em (Provérbios 9:13) “A mulher louca é alvoroçadora; é néscia e não sabe coisa alguma”. Louca porque com seus hábitos errados pode prejudicar, seu lar, filhos, marido e outros. Ela precipita em suas palavras, veja o que a mulher de Jó lhe disse: (Jó 2:9 e10) “Então, sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus e morre. Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, assim falas tu (...). É também como o gotejar do telhado, (Provérbios 27:15) “O gotejar contínuo no dia de grande chuva e a mulher rixosa, um e outro são semelhantes”. É insuportável, (Provérbios 21:19) “Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda”.

 

A mulher rixosa pensa que só ela tem a verdade e razão, cria problemas que mais tarde se torna em amargura e muitas vezes em tragédias materiais e espirituais. E quase sempre procede vergonhosamente e o marido sofre muito com isso, (Provérbios 12:4 parte b)

“Mas a que procede vergonhosamente é como apodrecimento nos seus ossos”. Ela é tola e arruína sua casa, (Provérbios 14:1) “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derriba-a com as suas mãos”.           

 

Virtuosa

A mulher virtuosa é difícil de achar, (Provérbios 31:10) “Mulher virtuosa, quem a achará?O seu valor muito excede o de rubins”. É difícil de achar, mas não é impossível, (Rute 3:11) “Agora, pois, minha filha, não temas; tudo quanto disseste te farei, pois toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa”. A mulher virtuosa é a coroa do marido, (Provérbios 12:4A) “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido”. É benção de Deus, (Provérbios 18:22) “O que acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do SENHOR”.

 

Mulher virtuosa é também prudente e vem do Senhor, (Provérbios 19:14) “A casa e a fazenda são a herança dos pais; mas do SENHOR vem a mulher prudente”. Ela ora pelo marido e por toda família, ora pelos filhos, mas não arranja casamento para eles, é verdadeiramente uma ajudadora. Ela é a honra do marido e o ama, (Cantares 6:3 e 7:10) “Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele se alimenta entre os lírios. Eu sou do meu amado, e ele me tem afeição”.

Essas qualidades são confirmadas em sua fidelidade, honra e ações ela ama e não tem ciúmes, é verdadeiramente virtuosa, por isso é difícil de achar, mas não é impossível.

 

Sábia.

As qualidades de uma mulher sábia são manifestadas em sua própria vida e em seu modo de viver. Ela edifica sua casa com sabedoria (Provérbios 14:1) “Toda mulher sábia edifica a sua casa”... . O lar se edifica com sabedoria, (Provérbios 24:3) “Com a sabedoria se edifica a casa, e com a inteligência ela se firma”. A mulher sábia sabe que para se edificar a casa se requer esforços, trabalho e vontade, tem que existir um bom alicerce e esse alicerce chama se fidelidade, amor, oração e não falatórios, e muita coragem como teve Débora e Jael, veja o que diz em (Juízes 4:9) “E disse ela: Certamente irei contigo, porém não será tua a honra pelo caminho que levas; pois à mão de uma mulher o SENHOR venderá a Sísera. E Débora se levantou e partiu com Baraque para Quedes”. 

 

Sísera  era o inimigo procurado, ele se refugiou na casa de Héber onde dormiu tranquilamente, (Juízes 4:21) Então, Jael, mulher de Héber, tomou uma estaca da tenda, e lançou mão de um martelo, e foi-se mansamente a ele, e lhe cravou a estaca na fonte, e a pregou na terra, estando ele, porém, carregado de um profundo sono e já cansado; e assim morreu”.

 

A mulher sábia age sempre com sabedoria não permanece no repouso, mas aceita a advertência e se levanta para fazer a obra, (Isaías 32:9) “Levantai-vos, mulheres que estais em repouso, e ouvi a minha voz; e vós, filhas que estais tão seguras, inclinai os ouvidos às minhas palavras”.

 

Ela não se precipita porque precipitar é falta de sabedoria e de prudência. Sara esposa de Abraão se precipitou e quis ajudar a Deus, seu ato foi uma tragédia, (Gênesis 16:2 a 5) “E disse Sarai a Abrão: Eis que o SENHOR me tem impedido de gerar; entra, pois, à minha serva; porventura, terei filhos dela. E ouviu Abrão a voz de Sarai. Assim, tomou Sarai, mulher de Abrão, a Agar, egípcia, sua serva, e deu-a por mulher a Abrão, seu marido, ao fim de dez anos que Abrão habitara na terra de Canaã.

 

E ele entrou a Agar, e ela concebeu; e, vendo ela que concebera, foi sua senhora desprezada aos seus olhos. Então, disse Sarai a Abrão: Meu agravo seja sobre ti. Minha serva pus eu em teu regaço; vendo ela, agora, que concebeu, sou menosprezada aos seus olhos. O SENHOR julgue entre mim e ti”. Assim procede a imprudente e não as sábias.

 

A mulher sábia percebe quando o inimigo está agindo em sua casa e diante do perigo ela age corajosamente com oração e sabedoria, examine como agiu com sabedoria Jael diante do inimigo, derrotou-o com muita prudência, (Juizes 5:25 a 27) “Água pediu ele, leite lhe deu ela; em taça de príncipes lhe ofereceu manteiga. À estaca estendeu a sua mão esquerda, e ao maço dos trabalhadores, a sua direita; e matou a Sísera e rachou-lhe a cabeça, quando lhe pregou e atravessou as fontes. Entre os seus pés, se encurvou, caiu, ficou estirado; entre os seus pés, se encurvou, caiu; onde se encurvou, ali ficou abatido”.

 

A sábia ajuda o marido governar a casa e não é preguiçosa, (Provérbios 31:27) “Olha pelo governo de sua casa e não come o pão da preguiça”. Ela é chamada de bem-aventurada e louvada pelos seus, “Provérbios 31:28 e 29)  “Levantam-se seus filhos, e chamam-na bem-aventurada; como também seu marido, que a louva, dizendo: Muitas filhas agiram virtuosamente, mas tu a todas és superior”. Até fora do lar ela é louvada porque teme ao Senhor, (Provérbios 31:30 e 31) “Enganosa é a graça, e vaidade, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada. Dai-lhe do fruto das suas mãos, e louvem-na nas portas as suas obras”.

 

Ela orienta os filhos desde a tenra idade, (2 Timóteo 1:5) “Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti”. Essas mulheres verdadeiramente foram sábias, isso se confirma em (2 Timóteo 3:15) “E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”.

 

 

Qualidades do Homem.

Rixoso

Rixoso é aquele que vive criando problemas, como a esposa, com os filhos, com vizinhos, é ciumento, iracundo, de tudo desconfia, nunca está contente, reclama de tudo, em nada ajuda a esposa nos afazeres da casa e só critica, (Provérbios 29:22) “O homem iracundo levanta contendas; e o furioso multiplica as transgressões”. Ele é como o carvão que se incendeia fácil, (Provérbios 26:21) “Como o carvão é para o borralho, e a lenha, para o fogo, assim é o homem contencioso para acender rixas”. A esposa nada pode fazer ou conversar com alguém, que já é motivo para contenda, ele a humilha diante das pessoas, trata-a como escrava, usa-a como objeto para seus instintos carnais, só nesse momento é que ela tem valor.

È precipitado e sem valor, (Provérbios 29:20) “Tens visto um homem precipitado nas suas palavras? Maior esperança há de um tolo do que dele”. É desordenado e falador, (Tito 1:10) “Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores”... .

 

Virtuoso

Virtuoso é aquele cujas palavras são como bálsamo, (o bálsamo tem em si o poder balsâmico, aromático, odorífico, confortador, animador e até poder analgésico) O bálsamo fazia parte dos presentes que eram enviados aos nobres, (Gênesis 43:11)  “Então, disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos sacos e levai ao varão um presente: um pouco de bálsamo, um pouco de mel, especiarias, mirra, terebinto e amêndoas”.

 

Isso significa palavra branda, suave, amiga, própria do homem virtuoso é bem-aventurado porque ele não se assenta na roda de escarnecedores (Salmos 1:1) “Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

O homem virtuoso alcançará vitória, (Provérbios 11:6) “A justiça dos virtuosos os livrará, mas, na sua perversidade, serão apanhados os iníquos”.

Ele é um ajudador da família e de todos, o que ele faz, sempre faz com prazer.

 

O homem sábio é também prudente, (Gênesis 33:1 a 3) “E levantou Jacó os olhos e olhou, e eis que vinha Esaú, e quatrocentos homens com ele. Então, repartiu os filhos entre Léia, e Raquel, e as duas servas. E pôs as servas e seus filhos na frente e a Léia e a seus filhos, atrás; porém a Raquel e José, os derradeiros. E ele mesmo passou adiante deles e inclinou-se à terra sete vezes, até que chegou a seu irmão”. O sábio é também amigo de Jesus, (João 15:15) “Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer”.

 

O homem sábio é despenseiro das coisas de Deus, e é fiel, (I Corint. 4:1 e 2) “Que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus. Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”. Ele ama sua mulher, porque assim fazendo estará amando a si mesmo, (Efésios 5:28) “Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo”.

O homem sábio procura o bem estar de sua família e de todos os que o cercam.

 

Obrigações e Submissão de Ambos.

 

A mulher deve ser submissa ao marido, mas não escrava e sim no Senhor conforme está em (Colossenses 3:18) “Vós, mulheres, estai sujeitas a vosso próprio marido, como convém no Senhor”.

 

O marido tem que entender que a mulher foi dada por Deus como ajudadora e não como testa de ferro para suportá-lo em seus desvarios, (Gênesis 2:18) “E disse o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele”.

 

A submissão é e deve ser recíproca, conforme diz em, (I Corint. 11:11 e 12)  “Todavia, nem o varão é sem a mulher, nem a mulher, sem o varão, no Senhor. Porque, como a mulher provém do varão, assim também o varão provém da mulher, mas tudo vem de Deus”.

 

Há casais que são unidos para o pecado fazem coisas que não agradam a Deus, em suas intimidades praticam atos como sodomia, sexo oral e outras aberrações. Para tais praticas não existem justificativas e nem submissões, porque esses atos são contrários aos ensinos bíblicos e se torna em humilhação para as mulheres de que tem brilho, honra e são sensatas.

 

Existem outros que consideram tudo pecado e exageros, considerando assim o amor vai esfriando e o lar tende a cair na ruína. O amor e as intimidades conjugais devem existir, porém, dentro dos ensinos bíblicos, isso foi outorgado por Deus.

Temos exemplo de um casal que se uniram não para o bem, mas para a morte, (Atos 5: 9) “Então, Pedro lhe disse: Por que é que entre vós vos concertastes para tentar o Espírito do Senhor? Eis aí à porta os pés dos que sepultaram o teu marido, e também te levarão a ti”.

 

Temos também exemplo de uma família unida perante Deus, (Atos 10:1 e 2) “E havia em Cesaréia um varão por nome Cornélio, centurião da corte chamada Italiana, piedoso e temente a Deus, com toda a sua casa, o qual fazia muitas esmolas ao povo e, de contínuo, orava a Deus”.

Tanto o homem e mulher têm que serem sábios e virtuosos para não deixarem que o inimigo estrague o lar, procurando evitar as investidas do inimigo em todas as áreas da vida, no criar dos filhos, examinarem o que eles estão aprendendo, se condiz com os ensinos bíblicos, sempre ter uma palavra amiga, com exemplo próprio para que tenha autoridade.

 

 

 

Recusar terminantemente qualquer ação que venha contrariar a fé.

Planejar sua família, controlar os gastos da casa, nas compras de roupas, sapatos, utensílios eletrônicos e outros, examinar se verdadeiramente há necessidade e também a possibilidade de compras. Nunca gastar mais do que se ganha para não se embaraçarem com dividas.

 

Não é nenhuma humilhação ao marido, mas é dever ajudar a esposa nos afazeres do lar, dar banho em crianças, trocar fralda, arrumar uma cozinha e até fazer comida quando necessário. Mas o homem machão diz: Deus colocou a mulher como ajudadoura e os serviços de casa são das mulheres, muito bem e quando a mulher trabalha fora, não esta ela fazendo o serviço que era dos homens? Se você tem condições de sustentar sozinho o lar, você poderá assim mesmo dar uma ajudazinha para a esposa. Lembre-se os tempos mudaram, hoje a maior parte das mulheres trabalham fora!

 

As esposas também deve ser verdadeiramente uma ajudadora sendo ela a coroa do marido, amando honrando, (Provérbios 12:4) “A mulher virtuosa é a coroa do seu marido) 

A consideração entre o casal deve ser recíproca e sempre firme no Senhor e Seus ensinos até o fim que Deus determinar. Evitar os ciúmes porque é um laço do diabo para destruição do lar

O casal e toda família deve vigiar sempre, crendo em Cristo e lendo a Bíblia.

 

Pr. Ismar Vieira Malta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já