Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  ESPINHOS REINANTES ...  
  A FAMÍLIA DE JESUS CONFORME A BÍB ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  SANTA CEIA. ...  
  AMOR VERDADEIRO ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

Os Cristãos Precisam Guardar os Sábados?

                                                Isaias 56:1 a 7.

                Com base nos versículos acima perguntamos, é necessário à observância dos sábados pelos cristãos? Deixemos a própria Bíblia responder essa pergunta: Porque pela Bíblia entendemos claramente que o profeta Isaias está falando aos filhos de Israel, pois o profeta embora messiânico, seu ministério foi no tempo da lei. Ele fala de eunucos, de holocaustos e sacrifícios que eram praticados pelo povo de Israel no passado, fala também da observância dos sábados, convém lembrar que a lei foi dada aos filhos de Israel e hoje nós estamos no tempo da graça. Os eunucos serviam ao rei, e quanto os sacrifícios hoje não se praticam mais. Assim sendo falaremos sobre a necessidade ou não da observância dos sábados pelos cristãos? É fato que existem algumas igrejas que exigem de seus membros a observância dos sábados, porém, é necessário sabermos para que, e a quem foi exigida a guarda dos sábados, Bíblia tem a resposta correta.

                Quando Deus terminou a obra da criação Ele descansou e santificou o sétimo dia (o sábado) como está escrito em Gênesis 1:2 e 3 “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera”.

               Posteriormente o Pai estabeleceu esse dia como sinal entre Ele e os filhos de Israel, conforme está escrito em Êxodo 31.13 e 16 “Tu, pois, fala aos filhos de Israel, dizendo: Certamente guardareis meus sábados; porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o SENHOR, que vos santifica. Guardarão, pois, o sábado os filhos de Israel, celebrando-o nas suas gerações por aliança perpétua”.

                Na lei que foi dada por Moises aos filhos de Israel, era exigido deles a guarda dos sábados João 1.17 “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo”. Se algum gentio no tempo do Antigo Testamento aceitasse a lei era obrigado a obedecê-la em todas as exigências advindas dela, porém a lei tão somente apontava o pecado e a condenação para os desobedientes. Todavia, Jesus Cristo não veio invalidar a lei, Mateus 5.17 “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”. Porém a lei serviu-nos de aio para nos levar a Cristo, Gálatas 3.24 “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados”.  Agora que vivemos por fé e na graça em Cristo, já não precisamos mais de aios, Gálatas 3.25 “Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio”. O fim da lei é Cristo disse o apostolo Paulo em Romanos 10.4 “Porque o fim da lei é Cristo para justiça de todo aquele que crê”. A lei e os profetas duraram até João; Lucas 16.16 “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele”. Se alguém quiser guardar o sábado precisa obedecer integralmente a lei e isso é invalidar o sacrifício de Cristo, porque a lei somente apontava o pecado e a condenação, e Cristo perdoa pecados dos que vem a Ele e dá certeza de salvação, isso está muito claro na Bíblia. Lucas 7.48 “E disse-lhe a ela: Os teus pecados te são perdoados”.  E em Marcos 5.34 “E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz, e sê curada deste teu mal”.

 

Prestemos atenção nos mandamentos determinados por Cristo.

Veja o que diz em Mateus 22: 35 a 40 “E um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento.

E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas”.

Os Apóstolos deixaram para os gentios as seguintes recomendações: Atos 15:28 e 29  Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:  Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da prostituição, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá”. Essas são as recomendações deixadas por Cristo e pelos apóstolos para todos os cristãos. No tempo da Lei se algum gentio quisesse crer seguir os ensinos de Jeová teria que aceitar a lei em sua totalidade e hoje no tempo da graça os israelitas que aceitarem a Cristo tal como nós, terá que aceitar tal como Jesus determinou e o que os apóstolos ensinaram, assim não estarão sujeitos a lei porque a lei veio por Moises e graça veio por Jesus Cristo. E nós vivemos por fé. Não encontramos no Novo Testamento algo que nos obrigue a observar os sábados, pois nosso Senhor Jesus até do sábado é Senhor, Lucas 6.5 “E dizia-lhes: O Filho do homem é Senhor até do sábado”. Jesus foi censurado por algumas vezes porque operava milagres no dia de sábado e até os seus discípulos por colherem espigas no sábado.  Ele nenhuma vez recomendou aos cristãos essa observância. Pois está escrito nos versículos a cima que a observância dos sábados é sinal entre Deus e os filhos de Israel.

O cristão deve observar as recomendações que estão no Novo Testamento, porque tudo o que está na lei e no Antigo Testamento que precisa ser observado hoje, (no tempo graça) estão registrados no Novo Testamento, e não encontramos a exigência de observarmos a guarda dos sábados nem uma só vez desde o Evangelho de Mateus até o Apocalipse. Já no inicio da graça existiam pessoas que queriam judaizar a igreja, mas os apóstolos não aceitaram tais ensinos, não é de admirar que hoje ainda tenha alguém que queira aplicar os ensinos judaicos na igreja, examine o que está escrito em em, Gálatas 4:10 e 11 “Guardais dias, e meses, e tempos, e anos. Receio de vós, que não haja trabalhado em vão para convosco”.

Se alguém puder mostrar essa exigência no Novo Testamento ficarei imensamente grato e assim como Paulo diz em II Timóteo 1: 12, e também digo, eu sei em quem tenho crido.

 

Pr. Ismar Vieira Malta.

www.pastorismarmalta.com.br

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já