Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  JUGO DE JESUS ...  
  ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  DESPENSA VAZIA ...  
  O FOGO DE DEUS ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

Prudência e Simplicidade

Jesus Cristo ensinou a prudência e a simplicidade

Mateus 7.24 “Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha”.

Mateus 10.16 “Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e símplices como as pombas”.

 

Prudência: É cautela, precaução, sensatez.

Simplicidade: Forma simples de viver, sem malicia, sem arrogância, sem prepotência.

 

O que é ser prudente? Prudente é ser precavido, é saber pensar antes de falar ou realizar alguma coisa, para não sofrer no futuro danos, dissabores e consequências desagradáveis.

Quantas coisas desagradáveis acontecem por falta de prudência, no versículo acima Jesus compara o homem prudente como àquele que constrói sua casa sobre a rocha, porque a casa construída sobre a rocha, mesmo vindo as tempestades ela continuará firme. Na vida espiritual é a mesma coisa, temos que construir nossa casa sobre a Rocha que é Cristo, nos seus ensinos e preceitos para não sermos enganados pelos enganadores e aproveitadores que se já vemos por aí com ensinos que são puro engano levando os imprudentes a se apostatarem da fé. O Apóstolo Paulo nos advertiu sobre esses tais, examine o que está escrito em I Timóteo 4.1 “MAS o Espírito expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios”. Enganando como? Com falsas profecias, falsos milagres e com vendas de amuletos, promessas de empregos, chaves de carro, toalhinhas e travesseiros, “óleo de unção” e outros tipos de heresias fazendo da casa de Deus um verdadeiro comercio. Quem se firma na doutrina bíblica e na prudência ainda que sofra alguma coisa por não concordar com essas aberrações não se abala porque é prudente e sua casa está construída na ROCHA. O prudente diz como disse Paulo; II Timóteo 1.12 “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia”. Na fé se faz necessário ter muita prudência para não nos desviarmos da sã doutrina indo atrás benção terrestres em detrimento das celestes.

 

O que é simplicidade? É a qualidade do que é simples, é a forma simples e natural de viver, e ser humilde, sem arrogância, pacato, porém, ser simples não é ser otário ou covarde. A simplicidade deve sempre ser acompanhada da prudência para não sofrer decepções. A simplicidade precisa estar sempre acompanhada da prudência.

Tenho conhecimento de dois casos; em um caso houve simplicidade e muita prudência, e outro houve simplicidade, mas sem nenhuma prudência.

 

Primeiro caso: No município de Pederneiras no interior de São Paulo meu cunhado tinha um sitio as margens de uma estrada municipal e certo dia passava por ali um andarilho desconhecido, maltrapilho, descabelado e sujo, ele parando ali pediu algo para comer dizendo que há dias estava sem se alimentar, meu cunhado providenciou algo e sentou-se a seu lado nas proximidades da casa e enquanto aquele homem se alimentava meu cunhado lhe perguntou: Porque você vive nessa vida de andarilho, você não tem família, você não pensa em sair dessa vida? Aquele homem cujo nome era Benedito, lhe respondeu: meus pais faleceram, eu estava desempregado e sem nenhum recurso, fiquei sem moradia, sem família e o recurso foi sair andando pelas estradas ao ponto de ficar nessa situação e assim quem vai ter confiança de me ajudar, meu destino é andar até morrer. Estou nessa vida por consequências da própria vida em que eu vivia!

Meu cunhado lhe disse: Eu vou te ajudar, tenho aquela casinha ali na frente ela está vazia poderás morar ali, vou lhe dar roupas, sapato e outras coisas necessárias, você trabalhará aqui no meu sitio, terá o seu salário e ficará aqui o tempo que desejar.

Esse homem aceitou o convite, meu cunhado colocou naquela casinha uma cama e providenciou todas as outras coisas necessárias. Desceu com ele ao rio ali existente onde aquele homem tomou um belo banho e foram a uma vila próxima a um salão de barbeiro e lá ele cortou o cabelo fez a barba, agora estava ele com um novo visual. Voltaram ao sitio e aquele homem trabalhou ali por alguns anos. Todos que o conheceram tinham-no em consideração pela sua simplicidade de viver. Depois por sua livre vontade foi trabalhar em outros lugares, permaneceu na região até sua morte. Está bem claro que houve simplicidade, mas também houve muita prudência de meu cunhado, deu-lhe lugar para morar, porém, não o colocou em sua residência, mas deu-lhe o amparo necessário.

 

Segundo caso:

Na década de 50 foi noticiado um crime bárbaro acontecido no município de Cajamar, o noticiário dizia que um senhor dono de uma chácara acolhera também um andarilho que por ali passava e igualmente como o caso anterior o chacareiro em sua simplicidade deu-lhe serviços em sua propriedade, porém, não usou de prudência e com pouco tempo passou a confiar muito nessa pessoa recebendo-o até mesmo em seu lar. A esposa do chacareiro que segundo diziam era uma mulher integra, bondosa e como era professora, e sabendo que aquele homem era analfabeto se prontificou a ensina-lo escrever e ler. Aquele homem já havia ganhado muita confiança naquele lar. Porém, certo dia o chacareiro precisou viajar ficando ausente somente por um dia, isto é, foi em um dia e voltou no outro, no dia seguinte chegando de volta e ao entrar em casa deparou com uma terrível tragédia, sua esposa estava morta e parcialmente nua caída no meio da cozinha, tinha vestígio de agressão e de abuso sexual, o dito cujo após ter cometido esse bárbaro crime contra quem o acolhera com tanto carinho havia desaparecido.

Passado alguns tempos segundo se noticiou aquele chacareiro o encontrou nas margens de uma rodovia, imediatamente chamou a policia e ele foi preso sem resistência confessando o crime.

Moral da historia: A simplicidade tem que ser acompanhada da prudência. Confirmam também que os ensinos de Deus são perfeitos, Romanos 16.18 “Porque os tais não servem a nosso Senhor Jesus Cristo, mas ao seu ventre; e com suaves palavras e lisonjas enganam os corações dos simples”.

Em todas as áreas da vida temos que ter simplicidade e muita prudência, porque existem muito lobos vestido de ovelhas a ponto de enganar os simples que não forem prudentes.

Tenho conhecimentos de outros casos até de lideres religiosos que estragaram lares de famílias simples, que não aprenderam usar a prudência e depositando confiança demasiada em certos lideres foram enganados pelos lobos devoradores vestidos de ovelhas que sem escrúpulos trazem tristeza, dor e sofrimentos. Examinemos as advertências feitas por Jesus e por Paulo, Mateus 7.15 “Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores”. E em Atos 20.29 “Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho”.

Hoje quantos ensinos errados, heresias, milagres enganosos em que os que só usam de simplicidades desviam-se da fé genuinamente bíblica. Os enganos de hoje prejudicam a parte financeira, moral familiar e etc. Existe uma fabula que um coelho e um macaco fizeram um acordo; o coelho iria matar cobras e o macaco borboletas e um dia o coelho estava assentado sobre uma pedra e o macaco veio puxou suas orelhas dizendo que pensara serem borboletas. Alguns dias depois o coelho deu uma pancada na cauda do macaco dizendo que pensara ser uma cobra. O macaco desgostoso tomou uma resolução dizendo; por vias de duvidas quero-me cautelar, por baixo das folhas ei de morar.

Mas os que confiam e Cristo não precisam se esconder em folhas de desculpas porque tem onde se protegerem, Colossenses 3.3 “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. E sendo simples como pombas e prudentes como as serpentes, estaremos abrigados em um esconderijo especial Salmos 91.1 “AQUELE que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará”.

Por vias de duvidas devemos usar de cautela examinar tudo, nossas amizades, nossa fé, nossas palavras e a confianças que depositamos nas pessoas, porque fazendo assim estaremos usando de prudência e não iremos passar por dissabores e profunda amarguras. Os ensinos de Jesus são perfeitos e são bem-aventurados os que os obedecem, Lucas 11.28 “Mas ele disse: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus e a guardam”.

Pr. Ismar Vieira Malta.

 

 

Nome: GLADIMIR

Data: 19/01/2016

Comentário:

Muito bom, gostei, hoje em dia há uma onda de cristãos, querendo viver sem medo, se enfiando em negócios sem calcular nada, e a grande maioria quebra por não ter a simplicidade e a prudência!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: elizeu vieira

Data: 28/04/2014

Comentário:

Muito bom, uma lição para muita gente


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: adalberto

Data: 21/02/2014

Comentário:

gostei muito

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ivanete

Data: 19/08/2013

Comentário:

Obrigado pela explicação sobre prudência e simplicidade, constaria se pudesse mandar mais comparações sobre ser prudente como a serpente e simples como a pompa na nossa vida como agir dia a dia com nossos filhos para o estudo, trabalho em fim na vida .

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ivanete

Data: 19/08/2013

Comentário:

Obrigado pela explicação sobre prudência e simplicidade, constaria se pudesse mandar mais comparações sobre ser prudente como a serpente e simples como a pompa na nossa vida como agir dia a dia com nossos filhos para o estudo, trabalho em fim na vida .

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2018 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já