Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  A ALMA ...  
  CAPAS ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  RECONÇILIAÇÃO ...  
  CURAS, INTERNAS, EXTERNAS, DECRET ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

Autoestima

Autoestima quer dizer; valorização de si mesmo.

Vou falar sobre autoestima baseando- me nos ensinos bíblicos e também a meu ver.

 

Como está escrito acima autoestima é a valorização que a pessoa dá a si mesma, então temos que dar uma valorização correta e nunca exagerar em aumentar ou diminuirmos aquilo que realmente somos, temos por obrigação de sermos moderados em toda a nossa vida como diz Paulo a todos e principalmente aos jovens como está escrito em Tito 2.6 “Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados”.

A meu ver a autoestima como muitos pensam hoje não passa de um orgulho, uma prepotência de uma vaidade desequilibrada que leva a pessoa a pensar que é mais do que todos, que sabe mais do que os outros, mas não é bem assim, para mantermos a autoestima sadia e necessário que em quaisquer circunstâncias da vida a pessoa não se deixe levar pelo desanimo e ao desespero porque isso poderá estressá-la, pois isso é o caminho da maldita depressão. Temos na Bíblia um exemplo de uma mulher cujo filho morrera e ela foi ao encontro do profeta e disse-lhe que tudo ia bem, provando assim que ela estava em autoestima correta mesmo em tamanha adversidade, em nada ela deixara diminuir sua autoestima pela dor em ver que seu filho acabara de morrer, mas manteve-se confiante e vai ao homem de Deus que a vê de longe. Leiamos em II Reis 4;26,32 e 36  “Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho?... E ela disse: Vai bem. E, chegando Eliseu àquela casa, eis que o menino jazia morto sobre a sua cama.... Então chamou a Geazi, e disse: Chama esta sunamita. E chamou-a, e veio a ele. E disse ele: Toma o teu filho”. Pois que acabara de ressuscitar.

Autoestima não é andar com uma aparência de superioridade em detrimento de outras pessoas, de pescoço erguido como um ganso ou como o pavão conforme o ditado a esse respeito. Não está no visual, nas roupas que usamos nos cargos que temos ou nos salários que recebemos, no poder financeiro, mas está em ser uma pessoa constante, integra, e amável. Autoestima é você se cuidar bem de si mesmo nas adversidades, não se esmorecer, não se relaxar, mas permanecer sempre ativo e sempre se lembrar de que temos valores até diante de Deus, veja como diz em I Coríntios 6.19 “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos”? Se somos Templo do Espírito Santo, temos valor e dele devemos cuidar, mas também temos de ser sempre confiante e obediente aos ensinos bíblicos.

Se não fizermos assim começaremos abaixar a autoestima ao ponto de acharmos que não somos nada, que não valemos nada, então paramos de cuidar de nós mesmos, andaremos estressados, tristes, magoados achando que todos nos desprezam e aí estaremos a um passo da diabólica depressão, iremos nos refugiar nos quartos de nossa casa, não atenderemos os que vierem nos visitar, em nada acharemos graça, não sorrimos de modo algum, pensamos que tudo está perdido e em consequência estaremos nas mãos do inimigo de nossas almas.

Resumo: Autoestima é sabermos que não somos mais do que ninguém, mas que temos um valor que não podemos ignorar, e nunca achar que somos derrotados, acabados e sem valor, e o principal é sabermos que temos comunhão com Deus Pai por Jesus Cristo que nos faz vencedores conforme está escrito em Romanos 8.37 “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.

Tanto a autoestima exagerada que se pode chamar de orgulho, vaidade, ilusão que leva a pessoa considerar-se acima de tudo e de todos. Se pessoa deixar abaixar autoestima será levada a se considerar como um trapo sem valor algum, desprezada, ignorada, rejeitada e a pensar que não tem mais jeito, tanto uma como a outra são terrivelmente prejudicial e por certo ficaremos distantes de Deus. A pessoa tem que por na mente que em qualquer circunstância da vida deve se manter firme sem se deixar levar e nem diminuir daquilo que é diante de Deus e da família e da sociedade.

Mantenha sua autoestima conforme o padrão bíblico e viva feliz com sua vida, você tem um valor, não abra mão disso, porém, se deixarmos os ensinos de Cristo não teremos mesmo valor algum.

Creia em Cristo e leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta.

 

 

Nome: aila

Data: 09/10/2014

Comentário:

Ore por mim pois estou me sentindo exatamente assim, tenho muito medo de passar mal, as aversidades tem sido muitas, sei que os defeitos estão em mim , procuro mudar, sei que isso só vai acontecer com muita oração, estou me sentindo igual a Jó.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já