Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O ZELO PELA CASA DE DEUS ...  
  O ABANDONO DE IDOSOS ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  JUIZO FINAL ...  
  OS SERES HUMANOS IRÃO MORAR NO CÉ ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 ABANDONO DE IDOSOS.

Levítico 19,32 “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do VÉLHO, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR”.

 

No final desta matéria uma advertência aos legisladores e executivos.

 

Entre as muitas recomendações que temos na Bíblia Sagrada encontramos uma na qual Deus exige o respeito aos idosos conforme o versículo acima, mas ultimamente estamos vendo que a maioria dos idosos não são respeitados, mas desprezados em quase todas as camadas sociais. A meu ver poucos são bem considerados. A maioria deles sofrem nas filas de hospitais, no lar, e nas ruas muitas vezes são insultados e zombados. Há muita falta de paciência com aqueles que por longos anos lutaram e cuidaram de seus familiares com honestidade e perseverança para dar-lhes o melhor possível ao seu alcance. Eu agradeço a Deus que até aqui nada sofri nessa área.

O rei Davi quando chegou à velhice suplicou a Deus que não o desamparasse, porque ele tinha certeza que só esse amparo vindo de Deus era e é garantido, veja como ele suplicou ao Senhor no Salmo 71.18 “Agora também, quando estou velho e de cabelos brancos, não me desampares, ó Deus, até que tenha anunciado a tua força a esta geração, e o teu poder a todos os vindouros”.

Hoje lamentavelmente tomamos conhecimento através da imprensa escrita e falada de idosos que morrem em corredores de hospitais sem nenhum atendimento, isso acontece à maioria das vezes com pessoas pobres que não tem recurso para procurarem um hospital particular, pois vivendo com um misero salário mínimo como poderá se tratar particularmente. E a Sistema de Saúde SUS está na estaca zero. Enquanto que os políticos nem se lembram da palavra SUS só conhecem e se lembram dos hospitais; Sírio Libanês, Albert Einstein. O abandono acontece até entre os idosos cujas famílias possuem recursos, muitos deles são colocados e abandonados pelos familiares, em casas de “repouso”, asilos e outros são confinados em suas próprias residências, muitos são até mortos por filhos, netos e outros, para deles subtraírem uns trocos para gastarem com bebidas alcoólicas, nas farras ou com drogas. Há poucos dias atrás eu li em uma reportagem de um idoso cuja família o colocou em uma “casa de repouso” e lá o abandonou e já passava mais de um ano sem que alguém viesse visitá-lo, nem filhos, nem netos e nem outras pessoas de sua família. Esse idoso aborrecido com esse abandono mandou colocar no jornal o anuncio de seu falecimento para ver se pelo ao menos assim alguém viesse vê-lo. Outro caso idêntico um idoso com o mesmo objetivo mandou distribuir panfletos com anuncio de sua morte. Isso é simplesmente triste e lamentável, pois é muita falta de amor e desobediência aos ensinos de Deus.

Na minha adolescência e mocidade tive vários amigos, entre eles um que era negro esse sempre viveu solteiro nunca pretendeu se casar e quando ficou idoso, sofreu abandono familiar, o colocaram em um asilo em Macatuba, no interior do Estado de S. Paulo, próximo a Pederneiras e dificilmente o visitavam. Como nós tínhamos nossos familiares em Bauru e no distrito de Guaianaz no Município de Pederneiras, sempre que íamos visitá-los parávamos em Macatuba para vê-lo, em uma das vezes eu minha esposa e um amigo que estava conosco paramos lá e ao chegarmos ao asilo fomos informados que ele estava muito triste porque há tempo que ninguém o visitava e que estava no quarto sem querer sair, pedi á responsável que fosse dizer-lhe que estávamos ali para visitá-lo. Ele veio, mas com semblante amargurado, fomos ao seu encontro e o abraçamos, assim ele foi melhorando seu aspecto fisionômico. Ao terminar o horário de visita despedimo-nos dele e quando cheguei a Bauru, tive uma surpresa; parei em posto de combustível, o atendente do posto perguntou-me; conhece-me? Respondi-lhe; não me recordo de você. Ele disse-me sou irmão mais novo do fulano que era do seu tempo de jovem. Aproveitei a oportunidade e perguntei-lhe; você tem visitado seu irmão? Disse ele; faz muito tempo que não o visito, contei- lhe a situação e lhe disse; não faça isso rapaz, vá até o asilo, não se abandona um irmão assim. Pouco tempo depois fui informado pelo asilo que o meu amigo havia falecido.  

Outra desconsideração para com os idosos é a seguinte; geralmente nas ruas das cidades existem vários lugares de estacionamentos “exclusivos” para idosos e deficientes físicos, mas sem fiscalização de transito esses lugares são muitas vezes ocupados por carros de jovens, motos, vendedores ambulantes e até autos pertencentes às repartições do próprio transito municipal.

O maior abandono dos idosos se refere à aposentadoria; trabalharam vida toda e quando se aposentam sofrem o desprazer de ver cada ano que passa seus salários diminuídos pelo índice de aumento que sempre é inferior ao índice do salário mínimo. A meu ver os políticos e executivos querem deixar todos os trabalhadores somente com um salário mínimo de aposentadoria após terem contribuído com o INSS com a importância maior?  Dá para perguntar; onde ficou o direito adquirido durante os anos trabalhado? Disso falo com experiência própria. Em tempos idos quando o ex-presidente Lula fazia suas campanhas eleitorais dizia; o trabalhador brasileiro precisa ter seus direitos adquiridos preservados, comer pelo menos três vezes por dia. Eu novamente pergunto; para onde foi o direito adquirido, dá para comer três vezes ao dia e dá para pagar aluguel? Com seus vencimentos sendo achatado cada ano, e ainda na velhice quando se gastam muito mais com medicamentos, então, como fazer? Poderão dizer; o governo está oferecendo medicamentos de uso continuo; eu sei disso, mas somente alguns poucos estão disposição e nem sempre tem. E quanto aos medicamentos de uso continuo mais caros, os aposentado que se virem? Os idosos são verdadeiramente desprezados e abandonados, com raras exceções.

 

Uma advertência aos legisladores e executivos, ESCRITA PELO PROFETA ISAIAS 

 

Isaias 10.1 e 2 “Ai dos que decretam leis injustas, e dos escrivães que prescrevem opressão. Para desviarem os pobres do seu direito, e para arrebatarem o direito dos aflitos do meu povo; para despojarem as viúvas e roubarem os órfãos”!

Sobre os jovens e velhos a Bíblia em Provérbios 20.29 “O ornato dos mancebos é a sua força e a beleza dos velhos as cãs” (cabelos brancos).

È certo que existem muitos idosos que são insuportáveis, mas a Bíblia recomenda que os idosos não sejam repreendidos asperamente sem mencionar as qualidades deles, I Timóteo 5.1 Não repreendas asperamente os anciãos, mas admoesta-os como a pais. Os idosos também têm seus deveres, eis alguns registrados em Tito 2.2; “Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência.”

Quase todos os idosos sofrem alguns tipos de maus tratos, mas convém repetir a recomendação de Deus a todos é o que está em Levítico 19,32 “Diante das cãs te levantarás, e honrarás a face do VÉLHO, e temerás o teu Deus. Eu sou o SENHOR”.                                                                            

Pr.Ismar Vieira Malta

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já