Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  O SOL PAROU OU NÃO? ...  
  O DIA DA MULHER ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  CONTRIBUIÇÕES BÍBLICAS ...  
  NADA HÁ EM OCULTO DIANTE DE DEUS. ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 O PREÇO DE UMA TRAIÇÃO.
O QUE É TRAIÇÃO? QUAIS SÃO AS CONSEQUENCIAS DE UMA TRAIÇÃO?

 Traição é perfídia, perda total de lealdade, confiança, infidelidade no amor e outras. De traição ninguém está imune, porque a palavra em si já diz; traição, ela é planejada por segundas intenções e praticada pelas costas (em sigilo), isto é, em hora que a pessoa a ser traída não espera de forma alguma. A traição pode ser praticada por um amigo, pelo esposo, pela esposa, por líderes, por funcionários, por colega de trabalho ou por pessoas da família e etc.

As conseqüências de uma traição por mínima que seja são desastrosas e provoca grande sofrimento e tristeza para a pessoa que é traída, principalmente se for traído por um amigo ou pessoas da própria família.

Temos na Bíblia alguns exemplos de traição com conseqüências amargosas, mas vamos delinear começando por traição no lar.

Muitos lares são praticamente destruídos por pessoas amigas que aparentavam uma grande e sincera amizade e assim gozava de muita confiança e aproveitavam disso para praticarem a traição. Muitos esposos traem sua fiel esposa com amigas delas, assim como há esposas que traem seus esposos com amigos dele e muitas vezes essas traições tanto de um como do outro se dão dentro de suas próprias residências. O traidor ou traidora quando planeja esse ato nefando não age de imediato, mas procura e espera uma oportunidade favorável, depois que ele ou ela ganha confiança da família. O traidor ou traidora começa com olhar de ternura, elogios, presentinhos, agrados para a pessoa a quem ele ou ela deseja, e muitas vezes quando surge a oportunidade deprecia a pessoa a ser traída perante a pretendida, agrada de maneira sagaz até as crianças que possa existir deixando o cenário pronto para tal.

Quando eu era adolescente conheci um desses casos, um senhor trabalhava como caseiro de um sítio era ele e a esposa e duas crianças e com o passar de alguns tempos o proprietário começou agradando as crianças e a mãe e ao caseiro ele dizia que estava satisfeito com seu trabalho, com isso ele ganhou inteira confiança de seu funcionário. Até que um dia um de seus amigos sinceros fez ciente ao caseiro que sua esposa estava tendo casos amorosos com o proprietário, dizendo- lhe que mantivesse calma e  observasse. (isso é muito perigoso porque não se tem certeza que atitude a pessoa vai tomar) esse homem agiu com muita prudência e um belo dia pegou no fragrante os dois praticando atos amorosos, ele manteve a calma e não agiu com violência, mas calmamente e na mesma hora mandou a esposa que saísse para sempre da sua vida, ele saiu da propriedade levou seus filhos, um casalzinho ainda crianças, para sua irmã que os criou com muito carinho até se tornarem adultos. Todavia, um lar foi desfeito um sonho cortado, sentimentos, sofrimentos e amarguras, tudo provocado por uma amizade fingida. Conheci também uma mulher que morava em um sitio quando marido se deitava mais cedo ela saia a menos de cem metros da residência e como a casa não tinha visinhos e ali ela praticava atos amorosos com um homem que vinha do outro sitio, e outras vezes se encontravam em lugares diferentes para tal, até que um dia o marido descobriu e sem violência o esposo a abandonou, mas quantos lares que o que foi traído não se controla e faz justiça com suas próprias mãos matando os traidores.

Em todos esses casos e outros semelhantes às pessoas traídas foram de ambos os lados, a dor deve ser terrível, por um sonho interrompido, crianças perdendo o aconchego do lar, perdendo o carinho materno e paterno, mesmo que a parte que sofreu a traição tenha estomago para perdoar a traição sofrida terá consigo para sempre a terrível dor proporcionada por esses atos nefandos.

Quantos colegas de trabalho querendo galgar posição ou um cargo puxam o tapete do outro, sem meditar nas conseqüências que o próximo sofrerá, todo e qualquer tipo de traição se torna desastroso para aquele que sofre e posteriormente para o traidor.

Até contra Deus houve tentativa de traição, veja a seguir.

Foi colocado por Deus na terra um querubim ungido e com muita honra, Ezequiel 28:14 e 15“Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti”. Ele planejou uma traição conta o Altíssimo, veja o que diz em Isaías 14:14 “Subirei acima das mais altas nuvens e serei semelhante ao Altíssimo”. Porém não conseguiu conforme diz no versículo 15 “E, contudo, levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo”. Ele não se deu por vencido e conseguiu fazer o homem pecar e em conseqüência todos pecaram, Romanos 5:12 “Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”.

 

Vamos para a maior e mais cruel traição que existiu na terra.

De traição nem Cristo escapou e essa foi a maior traição que já houve na terra sendo Jesus o verdadeiro Filho de Deus que veio para desfazer a obra satânica e anunciar a Graça de Deus, o ano aceitável, um de seus apóstolos (Judas) o traiu, veja como foi, estavam orando no Getsêmane Jesus disse ao que ali estavam com Ele; Mateus 26:46  “Levantai-vos, vamos! Eis que o traidor se aproxima”. E ainda em Lucas 22:47 e 48 “E, estando ele ainda a falar, surgiu uma multidão; e um dos doze, que se chamava Judas, ia adiante dela e chegou-se a Jesus para o beijar. E Jesus lhe disse: Judas, com um beijo trais o Filho do Homem?”

 

Resumo desta mensagem.

Um homem, uma mulher um colega de trabalho ou qualquer pessoa que tenha personalidade sofrendo uma traição carregará por toda vida a decepção pelo dissabor sofrido isso sem duvida alguma é um preço muito alto. Poderá até perdoar, mas jamais se esquecerá do sofrimento da traição, a cicatriz permanecerá enquanto viver neste mundo.

Mas Jesus o Filho de Deus pagou um preço altíssimo, incomparável e inigualável, que ninguém nem no céu e muito menos na terra teria condições de pagar esse preço Ele realizou a obra redentora para que possamos ser novamente ligado em comunhão com o Pai. Ele recebeu chicotadas, coroa de espinhos e morreu na cruz dolorosa, com certeza seus algozes contavam com a vitoria, mas Ele venceu a morte ressuscitando de entre os mortos vencendo a satanás abriu o caminho para que o ser humano possa voltar a ter comunhão com Deus. Na hora de sua morte a natureza se revoltou, o sol escureceu, a terra tremeu e o véu do templo se rasgou de alto a baixo. Como o véu que separava o lugar santo do santíssimo no templo rasgou o pecador tem liberdade de entrar no lugar santíssimo, porém reconciliado com Deus e gozar de plena comunhão com Ele.

Assim Ele pagou o preço da nossa redenção e unicamente por Ele o pecador pode ir ao Pai e ter certeza que um dia irá morar com Ele numa eternidade de paz, veja como Ele mesmo diz em João 14:6 “Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”.

Onde iremos viver a eternidade? Com Ele onde Ele estiver aí estaremos confira; João 12:26 “Se alguém me serve, siga-me; e, onde eu estiver, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, meu Pai o honrará”.

Qual o preço que teremos de pagar por isso? É permanecer fiel aos ensinos bíblicos como diz em Mateus 24:13 “Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo”. E ainda em Apocalipse 2:10 Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida”.

Tudo isso aconteceu pela queda do homem no Édem, mas um dia Satanás, seus anjos e todos aqueles que endurecendo seus corações não aceitaram a Cristo como Salvador, serão condenados e pagarão eternamente como diz em Apocalipse 20:10 “E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre”.

Apocalipse 20:14 e 15 “E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte. E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Será sem duvida será o Juízo Final.

Mesmo que viermos a sofrer qualquer tipo de traição não desanimemos na fé, pois Jesus sofreu muito mais para nos salvar da condenação eterna.

A meu ver todo tipo de traição tem duas opções, uma é perdoar somente  para a salvação da alma do traidor ou traidora e nunca mais ter uma vida juntos ou sofrer para sempre amargando as lembranças do passado. Eu conhecendo bem minha índole jamais conseguiria viver no mesmo teto com o traidor ou traidora, perdoaria sim única e exclusivamente para a salvação da alma de seus algozes, fosse qualquer tipo de traição, porque não existe traição que não provoque profundas dores e desconfiança total. Agradeço a Deus que com a idade que já estou nunca sofri nenhum tipo de traição, porém vi muitos amigos sofrerem amargamente com isso, tapetes puxados, no local trabalho, nos negócios em sociedades, no lar e em outras coisas da vida.

Creia em Jesus Cristo, leia a Bíblia e permaneça em seus ensinos, a vida na terra é passageira, mas a eterna será de paz verdadeira com Deus.

 

Pr. Ismar Vieira Malta

I

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já