Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  NÃO TENHO TEMPO ...  
  A PACIENCIA DE DEUS ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  O FOGO DE DEUS ...  
  O CARNAVAL E O PREPARO NA FORMAÇÃ ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 
 
O OBREIRO E A BÍBLIA

 II Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”.

 O QUE É OBREIRO?

A BÍBLIA É A PRINCIPAL ESCOLA DO OBREIRO.

A BÍBLIA É A DESPENSA QUE ESTÁ A DISPOSIÇÃO DO OBREIRO.

A BÍBLIA É A BÚSSOLA DO OBREIRO.

A BÍBLIA E A ESPADA EFICAZ DO OBREIRO.

 

O que a Bíblia representa para um obreiro fiel? Para isso estudaremos os tópicos acima.

O que é obreiro? Obreiro é unicamente um mordomo que deve estar a serviço do seu Senhor e a Bíblia é a verdadeira, Santa e infalível Palavra de Deus, com a qual ele deve estar muito bem afinado em cumpri-la para que possa cuidar de si próprio, de sua família e principalmente do Rebanho do Senhor....

A Bíblia sem o obreiro continuará sendo Bíblia e o obreiro sem Bíblia não é ou deixa de ser obreiro.

A Bíblia deve fazer parte da vida do obreiro ele tem por obrigação de estudá-la para que em qual circunstância tenha uma palavra certa e na hora certa, pois se faz necessário que os conselhos pastorais sejam embasados pelas escrituras. (...)

A Bíblia Uma Escola Para o Obreiro: O obreiro não pode deixar essa escola, pois nela ele aprende tudo o que a obra necessita para saber evangelizar, doutrinar, manejar bem a Espada do Mestre, tendo esses conhecimentos ele encontra-se preparado para executar seu trabalho e na hora certa Deus lhe dará entendimento para resolver os problemas, que muitas vezes lhe custam lagrimas, noites sem dormir, aí então ele encontra o refugio na Bíblia na oração e no jejum. Nessa Escola se aprende que mesmo conhecendo o Senhor, temos a obrigação de prosseguir em conhecê-lo porque Ele nos dará os meios de soluções através da Bíblia e dará entendimento para sempre termos condições assim como dá a chuva e chuva serôdia e não nos deixará envergonhados, Oseías 6:3. “Conheçamos e prossigamos em conhecer o SENHOR: como a alva, será a sua saída; e ele a nós virá como a chuva, como chuva serôdia que rega a terra”.

Permanecendo nessa Escola ele fica apto para manejar bem a palavra, para dar o ensino certo e na hora certa e nunca poderá se esquecer que tem que conhecer e viver aquilo que prega para não ter o dissabor de um dia ser envergonhado em publico. Porque tem pregadores que lêem sobre o arrebatamento e fala sobre batismo no Espírito Santo, conta histórias, testemunhos que nada tem há ver com o assunto e nem sequer menciona sobre o que leu, ficando a mercê de criticas e zombarias. Isso acontece porque não coloca em pratica aquilo que a Bíblia ensina. O obreiro que quiser vencer deverá permanecer aprendendo nessa escola até o arrebatamento, (Existe uma história que certo sábio estudava ciências naturais e certo dia vendo que a sua morte era iminente chamou seu aluno disse-lhe; estou morrendo traga-me uma vela acesa, o criado não conseguindo vela pegou uma lasquinha de bambu, pois fogo na ponta e deu ao o cientista que pegando o bambuzinho disse-lhe; isso não é vela, moço, mas o moço contestou dizendo-lhe; mestre, a vela nada significa e o que importa é a luz, ao que aquele homem lhe respondeu tens razão e morrendo exclamou; essa foi a última coisa que aprendi, permaneceu aprendendo até o fim da vida). Nenhum obreiro sabe tudo, ele estará sempre aprendendo e por isso ele deve ouvir o conselho de Oséias e sempre examinar a Bíblia que é a gloriosa Palavra de Deus que tem em si solução para todos os problemas.

A Bíblia como Despensa: O obreiro não pode reclamar dessa despensa porque nela tem fartura de alimento, porque o Senhor da despensa não dorme, Salmos 121:4. “Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel”. Nela o obreiro sempre encontra alimento (ensino) para todos e quaisquer assunto, problema e na hora certa, porém, ele deve ser um bom e fiel ecônomo, I Coríntios 4:2 “Além disso, requer-se nos despenseiros que cada um se ache fiel”.  

A Bíblia como Bússola. Ela é bússola que o orienta nos momentos difíceis que por ventura venha se encontrar, ela guia e ilumina o caminho certo, Salmo 119:105,Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho”. Esse caminho é um alto caminho que necessita de ensino santo e certo porque não é de qualquer maneira que se pode caminhar nele, pois ele é apertado e nele não se carrega bagagens, todavia tem muitos obreiros que carregam consigo bagagens estranhas querendo alimentar o povo com doutrinas e costumes errados e até maliciosos, isso por falta de procurar examinar a bússola e entrarem na despensa (Bíblia) e examinar o que o profeta diz em Isaias 35:8 “E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”. Assim como Jesus diz em Mateus 7:14.E porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem”. Como encontrarão se não lhes evangelizaram? E é o obreiro que tem que ensinar o rebanho como evangelizar para não errarem nesse glorioso trabalho pregando costumes, bênçãos e outras coisas. Veja como um obreiro aprovado aplica o ensino certo e na hora certa, leiamos o que diz em Atos 8:30, 31e 35 “E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e disse: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse, Então, Filipe, abrindo a boca e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus. E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, assim não abriu a sua boca”.

O obreiro obedecer ao que está escrito em II Timóteo 2:15 “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade”. Assim ele saberá que a Bíblia exige que o obreiro tenha algumas qualidades que ele aprende na Escola acima mencionada, as quais são:

Como Apascentar o Rebanho: Examinemos o diz em Tito 1:7 “Porque convém que o bispo seja irrepreensível como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância”. E ainda em I Pedro 5:2 “Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto”.

Ser Moderado, Justo Santo e Temperante: Tito 1:8.Mas dado à hospitalidade, amigo do bem, moderado, justo, santo, temperante”.

Ser Sóbrio: II Timóteo 4:5 “Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério”.

Não ser Precipitado e não Participar de Pecado Alheio: 1 Timóteo 5:22  “A ninguém imponhas precipitadamente as mãos, nem participes dos pecados alheios; conserva-te a ti mesmo puro”.

Usar de Misericórdia, Sempre Repudiando o Pecado: Judas 23 “E salvai alguns, arrebatando-os do fogo; tende deles misericórdia com temor, aborrecendo até a roupa manchada da carne”.

Diante do exposto fica claro que o Obreiro e a Bíblia devem ser inseparáveis porque ela é quem determina como o obreiro deve cumprir suas obrigações, como apascentar o rebanho do Senhor, alimentando ensinando a doutrina como ela é, e não como o obreiro pensa porque os caminhos de Deus não são os nossos caminhos, Isaías 55:8 “Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos, os meus caminhos, diz o SENHOR”. Na Bíblia o obreiro aprende repudiar o pecado, usar de misericórdia, mas também aprende que tem hora que precisa usar de autoridade para que não fique feito um boneco na mão de pessoas sem princípios educativos e sem nenhum conhecimento teológico, pois poderemos encontrar a ou o “profeta” ou ainda “visionários” para exigir dos obreiros que obedeçam a suas “profecias ou visões”.

Ela é a Espada Eficaz: que o obreiro consegue em sua formatura na escola que tem o Nome de Bíblia, para usá-la, até satanás quis usá-la para vencer Jesus, ele não sabia manejá-la e com o contesto Jesus o fez calar. Como ele não é sábio e nem onisciente com facilidade Jesus o derrotou. Nenhum obreiro pode aplicar um texto isolado, temos que examinar o contexto para poder ensinar.

Resumo: O Obreiro tem na Bíblia tudo que precisa para ser um bom e eficaz mordomo de Deus, basta que ele a use na hora certa e dentro dos seus fieis ensinos e nunca queira resolver pelo que pensa, ou pelo que acha, mas única e exclusivamente pela Bíblia, pois para isso ele deve ser aluno permanente.  A Bíblia é a escola, despensa, a bússola e espada de dois gumes.                                        Fim.

 (Ecônomo); encarregado de despensas de grandes ou de comunidade religiosa, despenseiro).

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já