Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  ESTRADAS DE EMAÚS ...  
  HOMENAGEM AS MÃES ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  A IGREJA SUBSTITUIU ISRAEL NO PLA ...  
  OS SERES HUMANOS IRÃO MORAR NO CÉ ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
  

A LEI E A GRAÇA

Quando se fala sobre a Lei precisamos entender que o Decálogo trata – se da Lei dos Dez Mandamentos da Lei de Deus entregue a Moisés no Monte e depois vêm as leis suplementares. Israel deveria obedecer rigorosamente seus preceitos, essa lei apontava o pecado; não terás outro Deus, não cobiçará, não mataras e assim por diante, e quem tropeçasse em um ponto da Lei era cúmplice de toda a Lei Tiago 2:10  Porque qualquer que guardar toda a lei e tropeçar em um só ponto tornou-se culpado de todos.

O Decálogo e as leis suplementares serviram para constituição da nação de Israel incluindo a parte religiosa. Com isso também ficava claro a diferença entre o povo de Deus e as demais nações. (O que deveria existir hoje entre os cristãos e os demais povos, mas infelizmente está se misturando tudo).

Assim sendo não era fácil cumprir toda a Lei. Porém, a Lei de Deus é perfeita, o problema é que a raça humana é fraca, Mateus 26:41  Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca.

Se alguém quiser se justificar pela Lei não conseguirá e da graça estará caído, Gálatas 5:4 Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.  E ainda lemos em Gálatas 3:11 E é evidente que, pela lei, ninguém será justificado diante de Deus, porque o justo viverá da fé.

Se um estrangeiro quisesse obedecer a Lei teria que ser circuncidado, e obedecer rigorosamente como o eram os israelitas. Porém veja o que diz em Lucas 16:16  A Lei e os Profetas duraram até João; desde então, é anunciado o Reino de Deus, e todo homem emprega força para entrar nele. E explica como a lei como deve ser aplicada, veja como está escrito em Mateus 22:40  Desses dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas. Veja o que diz em Atos 15:19 e 20  Pelo que julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da prostituição, do que é sufocado e do sangue.  Observa-se claramente que não foi dito aos gentios nada sobre a lei.

A Lei apenas apontava o pecado a graça é bem diferente veja o que diz em Tito 2:11  Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens. E ensina os como devem ser e viverem Tito 2:12  ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente. E ainda em 1 João 2:15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele.

Se existe alguém que ainda teime em querer cumprir a lei que o faça sabendo que não conseguirá e foi por isso que Deus sabendo perfeitamente disso enviou Seu Filho amado para cumprir a Lei em nosso lugar e pagar o preço da nossa redenção, Veja; Mateus 5:17  Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir.

Como dissemos na lei quem descumprisse deveria ser apedrejado João 8:4 e 5-7 a 11 E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando, e, na lei, nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes? E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se e disse-lhes: Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela. E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra. Quando ouviram isso, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficaram só Jesus e a mulher, que estava no meio.E, endireitando-se Jesus e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te e não peques mais. (Isso é a Graça chegando). Vejam queriam o cumprimento da lei, porém eram hipócritas, fingiam e não obedeciam nada. E hoje até no meio dos evangélicos tem essa hipocrisia.

Ainda na Graça se o crente por infelicidade cair em pecado e se arrepender ele tem um recurso valioso, examine I João 1:9 Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.

 Pr. Ismar V. Malta (www.pastorismarmalta.com.br)      

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já