Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  TEU PECADO TE ACHARÁ ...  
  O PASTOR E O MERCENÁRIO ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  COMO ENTENDER OS CAMINHOS DE DEUS ...  
  SANTA CEIA. ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 

Natal de Jesus Cristo Com Base Bíblica

(Lucas 2: 8 a 16)

Não existe na Bíblia ordem para comemoração do Natal de Cristo e nem menciona a data do Seu nascimento, e então como comemorarmos?

 

Natal, nessa época do ano tudo muda na maior parte do mundo, começa aparecer algo diferente principalmente no comércio indicando a chegada do dia do Natal, o Nascimento de Jesus Cristo, nosso senhor.

Nos três primeiros séculos da era cristã os cristãos não comemoravam o Natal de Cristo e não encontramos na Bíblia nada que ordene essa comemoração como mandamento, porém, também não tem proibição para se comemorar. Não vejo nenhum mal em comemorá-lo dentro da simplicidade e sem exageros. Não comemorar o dia, mas o fato em si, porque do dia 17 a 25 de dezembro era comemorado em adoração ao deus sol na Mesopotâmia e em outras nações em louvor aos seus deuses. Terá por coincidência Jesus nascido nesse dia?  Não, Jesus não nasceu nesse dia, eis a razão pela qual podemos afirmar que Ele não nasceu nesse dia: Porque por problemas climáticos na região de Belém e em todo o Israel, essa data está descartada como dia do nascimento de Cristo. Ela foi adaptada péla igreja romana substituindo o dia do deus sol que era comemoração pagã e idolatra, naquele tempo existia muita idolatria, talvez não tanto como hoje, e as igrejas evangélicas, talvez por influencia de Lutero e outros, adotaram também essa data vinda do paganismo e da idolatria.

Nossa Igreja em Várzea Paulista comemora também o Natal, porém, o fato e não o dia. Para nós o importante é que Cristo nasceu em Belém de Judá conforme as escrituras dos profetas de Deus. (Miquéias 5.2) “E tu, Belém Efrata, posto que pequena entre os milhares de Judá, de ti me sairá o que governará em Israel, e cujas saídas são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade”.

Como se deu o nascimento de Jesus em Belém? Foi assim: Roma dominadora da época expediu uma ordem para todos os judeus se alistarem em sua cidade natal, assim José e Maria tiveram que viajar de Nazaré até Belém de Judá. Maria que estava grávida por obra e virtude do Espírito Santo de Deus conforme relato do Evangelho de São Lucas que diz:... “Foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um varão, cujo nome era José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando o anjo onde ela estava disse-lhe: Salve agraciada, bendita és tu entre as mulheres, (...) não temas porque achaste graça diante de Deus e eis que em teu ventre conceberás e darás a luz a um filho e por-lhe-ás o nome de Jesus”. (Por obra e virtude do Espírito Santo) Lucas 1:26-35. Saiu um decreto do imperador ordenando que todos se alistassem em sua terra natal, assim Maria e José tiveram que viajar de Nazaré até Belém, nisso cumpriu-se a Palavra de Deus que o Messias nasceria em Belém de Judá, confira; (Lucas 2.3) “E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade. E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi). A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida”.

Quando chegaram a Belém cumpriram-se os dias de Maria dar a luz e não encontrando lugar nas hospedarias (estalagens) de Belém se abrigaram numa estrebaria. Ali Jesus nasceu e foi deitado numa manjedoura. Uma completa humilhação para Maria e José, esses santos de Deus. Mas o maior desprezo foi ao Criador pela recepção que teve Seu Filho. O que consola é que não há na história da humanidade outro nascimento como esse que movimentou o céu e a terra. Pastores viram e ouviram coros angelicais cantando e glorificando a Deus. Magos guiados por uma estrela foram até Belém adorar a Jesus, Lucas 2:13 e 14 “E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!” Herodes sabendo disso ficou perturbado mandou matar todas as crianças de até dois anos, de Belém e seus arredores. Deus ordena em visão a José que fuja com Maria e o menino para o Egito e depois cumprindo as escrituras que diz: “do Egito chamei meu Filho”. Posteriormente levou-os de volta a Israel preservando assim o maravilhoso Salvador, para a salvação dos que crerem em Jesus como diz as Escrituras. 

Como você comemora o natal? Com comes e bebes em exagero? No pecado e na orgia? Natal simboliza bênção de Deus à raça humana, simboliza paz, alegria. É motivo para confraternizações, ações de graças, adoração a Deus e não como é comemorado hoje pela maioria.

Jesus nasceu conforme as Escrituras. Glorifique a Deus nesse Natal aceitando a Cristo como único e suficiente Salvador. Não há motivo para se comemorar o natal com bebidas, farras algazarra, exageros que deturpam o sentido do fato em si, mas deve ser comemorado com simplicidade, humildade, com singeleza de coração. È interessante lembrarmos que quando alguém aniversaria, ele se torna a pessoa de destaque por ser o aniversariante, obviamente, porém, quando chegamos à época do natal de Jesus Cristo a pessoa de destaque maior é representado por um velho de barba branca roupas vermelhas que carrega um saco á costas, a quem chamam de papai Noel, que nunca existiu é verdadeiramente um mito e não passa de um engano que se aplicam às crianças. Esse personagem mitológico passa a ser mais considerado do que o verdadeiro aniversariante mudando o sentido das festividades e cumprindo o diz a Bíblia em (Romanos 1:25) “Pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém”! Além desse personagem mitológico tem outras coisas e entre elas a árvore de natal, que de igual modo vieram dos costumes antigos dos adoradores de deuses pagãos.

Existem algumas igrejas que não comemoram o natal de Jesus, mas seus membros comemoram o natal de seus familiares; então porque não comemorar o de Jesus que até o anjos comemoraram<

Creia em Jesus Cristo, leia a Bíblia. Feliz Natal e prospero ano novo a todos.

Pr. Ismar Vieira Malta

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já