Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  CONFIANÇA EM CRISTO E NA BÍBLIA ...  
  UM DIÁLOGO. ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  TERAPIA DO AMOR ...  
  DESPENSA VAZIA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 
A Comemoração do Natal de Cristo Tem Duas Histórias

Vamos falar sobre a história que é praticamente desconhecida por muitos sobre comemoração do Natal de Cristo.

 Na Bíblia não existe nada que justifique e nem que condene a comemoração desse fato.

Dia 25 de dezembro em muitas nações comemoram-se o dia de Natal de Cristo, será que Jesus Cristo nasceu mesmo no dia 25 de dezembro ou essa data é uma adaptação. Procurei examinar o que dizem alguns escritores a respeito, lendo encontrei diversas historias dessa comemoração. Hoje se comemora o natal com comes e bebes com muitas festas, enfeites nas portas das casas, ruas, avenidas e no comercio etc.

Aparece o suposto Papai Noel, trocam se presentes, crianças esperam com ansiedade que o suposto Papai Noel traga-lhe um presentinho, será que tudo isso tem sua origem no nascimento de Cristo ou vem do paganismo? É o que veremos a seguir.

Examinando o que dizem alguns escritores pude notar o seguinte; Antes de se comemorar o natal de Cristo, o dia 25 dezembro era comemorado pelo paganismo na Mesopotâmia em honra ao deus sol, no Egito e outras nações também comemoravam o dia em honras aos seus deuses. Os cristãos até o terceiro século da era cristã não celebravam o natal, com raríssimas exceções até o século cinco.

No século cinco foi oficialmente adaptado esse dia e ordenado a comemoração do dia de natal pela igreja romana justamente no dia que celebravam o dia do deus sol.

O deus sol era comemorado com festas e honras dos dias 17 a 25 de dezembro de cada ano. Os cristãos da Mesopotâmia, por essa adaptação pela igreja romana, acusavam os irmãos ocidentais de praticarem idolatria, achavam eles que essa adaptação embutia a adoração do deus sol no cristianismo.

Um artigo citado da “The New Schaff- hersog Encyclopedia OfReligious knowledge” revela como Constantino e a influência do maniqueísmo (se identifica o Filho de Deus com o deus sol), dando–lhe o titulo de dia do natal. Adaptaram assim o dia 25 de dezembro (dia do deus sol) como dia de natal de Cristo.

As nações da Babilônia, Egito e outras comemoravam esses dias com honras aos seus deuses um cerimonial pagão. Assim sendo o cristianismo aproveitou o dia do paganismo e não ao contrário.

 Outros Costumes Pagãos Usados Hoje na Comemoração do Natal.

 Girlanda (coroa verde de flores, fitas e bolas coloridas) que hoje enfeitam as portas de tantos lares cristãos, já eram de uso no paganismo, dela disse Frederick J Haskins em seu livro, Questiones (Respostas a algumas perguntas) esses costumes já eram comemorados no paganismo antes e depois de se iniciar a comemoração do natal o que ocasionou a comemoração do natal e do deus sol no mesmo dia.

Velas; símbolo da tradição do natal era uma velha tradição pagã que acendiam velas ao ocaso para reanimar o deus sol quando esse se extinguia para dar lugar a noite.

Papai Noel; É uma lenda baseada em Nicolau, bispo católico do século 5. A Enciclopédia Britânica 11ª edição Volume 19 paginas 648 e 649 diz que Nicolau presenteava ocultamente três filhas de um pobre homem dando assim a origem de dar o presente na véspera do dia 06/12 de cada ano data que posteriormente foi transferida para o dia 25/12 de cada ano. Daí a associação do natal com o bispo Nicolau.

Os pais castigavam os filhos por dizerem mentiras, porém, ao chegar o natal, eles mesmos se encarregavam de mentirem a seus filhos sobre papai Noel e assim não é de se estranhar que, ao chegarem à idade adulta, acharem também que Deus é um mito.

Contam-nos uma historia de certo menino sentiu-se desiludido ao confiar à verdade de papai Noel comentou com um amiguinho seu; também vou me informar acerca do tal de Jesus Cristo.

É certo o cristão ensinar as crianças mitos e mentiras? Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar e até quando envelhecer não se desviará dele”. Levitico19: 11 “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. E ainda em Apocalipse 22:15 “Ficarão de fora os cães e os feiticeiros, e os que se prostituem, e os homicidas, e os idólatras, e qualquer que ama e comete a mentira”.

A Bíblia nada diz sobre a árvore de natal, mas perguntamos; qual o significado da árvore com referencia ao natal? Certo escritor narra que Lutero passeando por um bosque tirou de lá um pequeno pinheiro levando-o para sua casa o enfeitou. Outros dizem que no tempo antigo usava enfeitar uma árvore com as cabeças de pessoas que em duelo foram decapitados. Seja como for, qual o significado da arvore tão usada por ocasião do natal? Até hoje ninguém me explicou o que significa a arvore de natal.

Troca de presentes; há os que afirmam que a troca de presente tem origem no nascimento de Cristo com os magos que trouxeram; ouro incenso e mirra, a começar, os magos não foram na estrebaria como mostram os presépios, pois Jesus já tal veze estivesse próximo de dois anos, mas a uma casa como diz em Mateus 2:11 “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”. Examinem o que diz em Mateus 2:7 “Então, Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera”. E ainda em Mateus 2:16 “Então, Herodes, vendo que tinha sido iludido pelos magos, irritou-se muito e mandou matar todos os meninos que havia em Belém e em todos os seus contornos, de dois anos para baixo, segundo o tempo que diligentemente inquirira dos magos”.

Além disso, os presentes tinham significado importantes com referencia a Cristo (o ouro significa que Cristo é Rei, incenso significa adoração e mirra o sofrimento). Verdadeiramente Cristo é Rei eterno, digno de adoração, e sofreu muito para pagar o preço da nossa redenção.

 RESUMO:

O cristão pode ou não comemorar o Natal de Jesus? Pode sim, porque onde está escrito na Bíblia que não pode comemorar? E se nós comemoramos o dia natal de nossos filhos, parentes, amigos e nosso próprio, qual é o mal de comemorarmos o Natal de Cristo? O que não posso aceitar é que coloquemos em nossos lares e igrejas coisas da idolatria, paganismo e da mitologia que nada tem com esse acontecimento tão importante que se deu em Belém de Judá. Acho até maravilhoso as famílias se reunirem nessa comemoração em simplicidade sem exageros passarem felizes esse dia.

As igrejas devem comemorar o natal de Cristo com apresentações de hinos, poesias, peças e até enfeites (adornos) que se referiram verdadeiramente ao Natal de Cristo, desde que não seja derivado do paganismo, da idolatria e da mitologia, pois essas coisas eram usadas em adoração aos deuses das nações que nada tem haver com o nosso Deus. Comemorar sim o Natal de Cristo e não o dia, aliás, o importante é o Nascimento de Cristo conforme as Escritura e não o dia.

Comemorar o Natal aproveitando coisas do paganismo é simplesmente aprovar algo que Deus condena. O costume de ensinar o engano que papai Noel trás presente serve para deixar as crianças cujos pais não tiverem condições de presenteá-las tristes e despontadas. Eu e minha esposa tivemos o cuidado de nunca ensinar tais coisas a nossos filhos, nunca permitimos que eles saíssem pedindo boas festas na passagem de ano, porém, nunca deixamos de lhes dar algo nessas ocasiões e de ensinarmos a verdade .

Comemorar o Natal com simplicidade sem essas miscelâneas é bênçãos de Deus e nunca comemorar como na atualidade porque os que assim fazem comemoram enganando as crianças com o engodo de papai Noel e com uma mistura de paganismo, mitologia e idolatria sem nenhuma adoração ao verdadeiro aniversariante visto que esse suposto papai Noel é que recebe o destaque dessa festa.

Creia em Cristo, leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta.

  

COMENTÁRIOS POSTADOS

Nome: juliana

Data: 03/01/2016

Comentário:

Muito boa a explicacao

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já