Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  CAPAS ...  
  ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  AS DUAS CAPAS ...  
  DECÁLAGO, ALMA E RESSURREIÇÃO ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 O CARNAVAL E O PREPARO NA FORMAÇÃO DAS CRIANÇAS.

Pode uma festa profana ensinar algo de bom?

Não há duvida alguma que carnaval é uma festa profana, pois segundo a mídia, logo que termina essa festa são publicados fatos desastrosos e lamentáveis. Esses festejos já fazem parte da cultura de muitas nações, pesquisei um pouco para saber a origem dessa festa que perante a Bíblia é uma festa profana sem duvida alguma. Pesquisando encontrei o seguinte: Suas raízes remotas sugiram no dia do deus Dionísio na Grécia Antiga, seguindo para Roma e outras nações. Em Roma e provavelmente nas outras nações comemoravam como dias de Baco (a esmo, libertinagem carnal) Eram mulheres que comemoravam esse tipo de festa, e elas viram que nesses dias tinham uma oportunidade de escaparem da vigilância de seus maridos e assim elas entravam na folia com seus rostos cobertos de pó e assim elas e ficavam a vontade. Porém, não tardou muito para os homens também entrassem nessa folia.

Essa comemoração chegou ao Brasil no século 17, trazida pelos portugueses.  Esses festejos profanos que hoje fazem partes da cultura de diversas nações e com muito mais vulto do que no inicio, eram realizados na pré-festa pelos os que se diziam cristãos realizavam anualmente, hoje ela tomou força e continua sendo realizada na pré-comemoração religiosa, como seja; antes da quaresma comemorada pela igreja Católica Romana.

Não é segredo para ninguém que a libertinagem aumentou e muito nesses festejos e até fora deles, havendo como anuncia a mídia; mortes, traições, brigas, inimizades, profanações sexuais, desastres com vitimas e outros, passando esses dias só restam muitas tristezas, arrependimentos tardios, separações e etc.

Os cristãos tementes a Deus jamais participarão de tal festa. Existem alguns que formam até blocos com o nome de evangélicos apresentando uma desculpa amarela e esfarrapada, dizem eles que vão lá para evangelizar, passaram um ano sem falar de Jesus nem pelo ao menos a uma pessoa, agora nos dias carnavalescos se transformam em evangelistas. Nesses dias de folia quem dará atenção para assuntos religiosos? A meu ver eles querem é sentir o gostinho da libertinagem!

O que levou a escrever esta mensagem foi o seguinte: Estando eu e minha esposa em uma Clinica médica na cidade de Jundiaí, em nossa frente estava uma televisão ligada onde contemplamos pessoas que com todo prazer e com muito esforços estavam entrevistando e preparando um bloco infantil com fantasias e danças para participarem desses dias carnavalescos, essas crianças tinham a meu ver de 4 a 9 anos de idade, e esse trabalho os “professores” faziam com grande entusiasmo. Não duvido que até alguns pais evangélicos dêem a seus filhos fantasias carnavalescas para ficarem “bonitinhos” e tirarem fotos dessa contradição com a fé cristã, ou deixem que os pequenos assistam essas festas que a meu ver são profanas e prejudiciais a vida espiritual de todos, mas principalmente dos pequeninos.

Não nos esqueçamos da advertência deixada por João em 1 João 2:15  “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”.

UM ALERTA

 

Aos pais digo; cuidem bem e ensinem seus santinhos na doutrina bíblica para não se arrependerem mais tarde porque a educação e a formação da personalidade dos pequenos devem iniciar em seus próprios lares. Eles devem ser ensinados a terem um comportamento sadio e estarem reverente durante reuniões familiares e outras, principalmente nas igrejas durante os cultos, esse ensinos devem começar nos lares sabendo que crianças sempre dão trabalho, mas se faz necessário ensiná-las sempre, porque a igreja começa nos lares, primeiro de tudo os pais deverão ensiná-los com exemplo, com amor, nunca querer responsabilizar a igreja ela educação dos pequenos, por isso aconselho-os a não permitirem sob pretexto algum que os pequenos participem de tais festejos nem por brincadeira e ainda mais, não comprem brinquedos que venham a incitá-los a violência o que infelizmente já vemos e muito em nossos meios, pois tem muitos pais acham que isso não tem nada a ver ou (haver) até um dia se arrependerem, mas aí será muito tarde. Comprem brinquedos inofensivos e que tragam até instruções que venham ajudá-los nos períodos escolares. As crianças precisam de hora de lazer e é muito bom se tiverem brinquedos apropriados para o bem estar, Sejam sábios examinem o que a Bíblia diz em Provérbios 22:6 “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele”. Certos brinquedos podem mais tarde impedir-los de se firmarem em Cristo enveredando por caminhos indesejáveis e veja o que Jesus disse em Lucas 18:16  “Mas Jesus, chamando-as para si, disse: Deixai vir a mim os pequeninos e não os impeçais, porque dos tais é o Reino de Deus”.

No preparo do bloco infantil carnavalesco eles não medem esforços no preparo dos pequeninos levando-os pelo caminho dessa festa mundana. Tomem muito cuidados, pois todo cuidado é pouco por isso sejam prudentes, pois a Bíblia diz que os filhos das trevas são mais prudentes, Lucas 16:8 “E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”.

Se você acha que isso não é nada eu te digo é uma pequena brecha, então medite  em  I Pedro 5:8 “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”.

Ao pastores e a todos aqueles que trabalham com as crianças na igreja fica também esse alerta; façam tudo para ensinarem as crianças se aproximarem mais e mais de Jesus, pois os versículos acima são um alerta do SENHOR para todos nós.

E o que podemos aprender com essa festa indesejável? Podemos aprender que o mundo batalha denodadamente e com muitos esforços para conduzir os pequenos pelos seus caminhos que não são dos ensinos bíblicos, e os que seguem a doutrina de Cristo devem se esforçar o quanto possível no preparo e na formação, principalmente das crianças, porque os filhos do mundo não perdem tempo não.

Eles se esforçam para prepararem as crianças para essa festa ilusória, o carnaval. Os cristãos devem ensinar e preparar as crianças para se firmarem nos ensinos bíblicos e a firmá-los na fé cristã que será para uma benção para todos, para a própria igreja e principalmente para eles mesmos.

Espero que esta mensagem não seja como um Oasis e possa despertar mais e mais no bom caminho que é um alto caminho como diz em Provérbios 16:17 “O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma”.

Ceia em Cristo e leia a Bíblia.

Pr. Ismar V. Malta.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já