Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  A ALMA ...  
  NÃO TENHO TEMPO ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  NAS D ...  
  AS DUAS PORTAS DA RUA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 AS LIÇÕES DE ABRAÃO

Entre as lições que Abraão nos deixou vamos comentar algumas.

 

Abraão morava em Ur dos Caldeus onde ouviu a vós de Deus ordenando que saísse daquela cidade do meio da sua parentela e da casa de seu pai se dirigisse a uma terra desconhecida conforme está escrito em Gênesis 12:1e 2 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

Abraão saiu, mas levou junto seu sobrinho Ló, Isso nos mostra que ele não duvidou da promessa de Deus, porém não obedeceu por completo a ordem de deixar sua família, pois levou consigo uma parte dela o que lhe custou muitos sofrimentos.

Deus havia lhe prometido que Sarai sua esposa lhe daria um filho e que esse deveria se chamar Isaque e que seria seu herdeiro Gênesis 17:19  E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.

Como o passou o tempo Sarai vendo sua idade já era avançada e que normalmente não mais tinha condições de se engravidar se esqueceu que Deus é Deus do impossível,  apresentou sua escrava para Abraão entrar a ela para que ela gerasse de Abraão um filho e esse seria considerado seu filho. Abraão não vigiou e aproveitou a oportunidade de fazer um serãozinho extra e Agar gerou-lhe um filho que se chamou Ismael. 

Abraão mentiu pelo menos duas vezes veja; Gênesis 12:18  Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. Tempos depois Abraão foi habitar em Gerar onde cometeu o mesmo erro conforme está escrito em Gênesis 20:1 a 4 E partiu Abraão dali para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso, disse: Senhor, matarás também uma nação justa? (Deus impediu de esses homens tocarem em Sara).

O tempo passou e o que era impossível ao ser humano Deus realizou; Isaque nasceu; Gênesis 21:1, 2 E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. (o filho da promessa)

Quanto a Ismael foi um peso para Abraão, pois Sara exigiu que Abraão mandasse ele embora e Deus disse-lhe que atendesse a Sara conforme está escrito em Gênesis 21:11 ao 13 E pareceu esta palavra mui má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente. Mas também do filho desta serva farei uma nação, (Arabes) porquanto é tua semente.

Isaque foi crescendo normalmente até que um dia Deus chama a Abraão e pede-lhe que sacrifique seu filho conforme está escrito em Gênesis 22:2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Abraão não duvidou dessa ordem, mas seguiu confiante para o lugar do holocausto, porém quando chegou ao pé do monte ordenou aos seus servos que ficassem ali com o jumento conforme diz em Gênesis 22: 2 Gênesis: E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 22:3 a 5 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós. (Observem; ele disse no plural, tornaremos).

(Nunca concordei com algumas palavras que tem em um hino da Harpa Cristã que diz; profunda duvida entrou em Abraão, é só examinar o que ele diz nos versículos acima). 

Mas interessante é notar que ao chegar ao pé do monte ele ordenou aos seus moços que ficassem ali com o jumento (animal de carga) até eles voltarem, foram para a presença de Deus sem bagagens (cargas). E quando de lá voltaram vieram abençoados maravilhosamente conforme diz em Gênesis 22:16 ao 18 Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. Abraão sem duvidar iria sacrificar o filho da promessa, mas Deus não permitiu apenas provou Seu servo e pela fé teve valor e Abraão passou na prova, pois é ele considerado pai da fé.

 

As Lições de Abraão.                                                                                

Edificou altares a Deus. Adorava a Deus, Veja, Gênesis 12:8

 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

Foi oportunista. Sara sua esposa duvidou da promessa e lhe ofereceu Agar sua serva e ele aproveitou a oportunidade para realizar um serãozinho extra, entrou a ela e ela lhe gerou um filho e com isso sofreu muito, pois posteriormente teve que mandar seu filho Ismael e sua mãe Agar embora  para o deserto e isso lhe trouxe muito constrangimento e qual pai que não sofreria com isso?

Mentiu pelo menos duas vezes. Mentiu por duas vezes que Sara não era sua esposa. E por isso passou vergonha. Veja o que diz em Gênesis 12:19  Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E em Gênesis 20:5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos, tenho feito isto. Além da vergonha foi mandado ir embora.

Nunca duvidou de Deus. Em nenhuma parte da Bíblia diz que Abraão teve duvida. Saiu de Ur dos Caldeus para uma terra desconhecida, foi oferecer seu filho em sacrifício sem duvidar de Deus e peregrinou pela terra de Canaã.

Deixou a carga ao pé do monte. Ele deixou o animal de carga e as demais pessoas  ao pé do monte para irem com liberdade à presença de Deus.

Subiu ao monte confiando em Deus. Não levou consigo carga alguma, subiu ao monte com absoluta certeza que seu filho voltaria com ele, pois sabia muito bem que deus não aceita sacrifício humano, veja a confiança dele, Gênesis 22:5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.

Desceu do monte abençoado. Deus ao abençoou pela sua ação de fé e fez lhe promessas que em parte já se cumpriram e se cumprem diante de nós, Gênesis 22:17  Que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.

Foi fiel e Deus o chamou de amigo. Com todas essas peripécias inconvenientes  Abraão sempre foi fiel ao seu Deus e nunca dele duvidou ao ponto de Deus o chamar de amigo, veja com diz em Isaías 41:8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo.

Com essas lições aprendemos que devemos sempre está no altar de Deus em oração e adoração com sinceridades desprendendo de todas as coisas deste mundo. 1 João 2:15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (Quantas cargas do mundo hoje estão sendo carregadas para dentro das igrejas desde os púlpitos até os porteiros). Nota se isso pelo esfriamento na fé sendo isso um sinal da vinda de Cristo veja o que diz em Lucas 18:8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?

Não podemos ser oportunistas e precisamos ter muito cuidado com as oportunidades que nos aparece, pois elas podem nos trazer muitos grandes dissabores e muitas lagrimas. Sempre aparecem oportunidades precisamos aproveitar as boas e rejeitar as maliciosas, e as carnais, pois se não tivermos cuidado vamos nos arrepender muito.  

Não mentir em hipóteses alguma porque mentira só nos trás sofrimentos, vergonha e como diz o provérbio comum; ela tem perna curta.

Nunca duvidar de Deus, mas obedecê-lo incondicionalmente, confiar sempre, Ele não se arrepende do que promete, Ele cumpriu tudo o que prometeu, de Ismael fez a grande nação Árabe e de Isaque Israel.

Devemos deixar nossas cargas e problemas ao pé da Cruz, não há necessidades de irmos orar no monte, veja os lugares recomendados por Jesus Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E ainda em Mateus 21:13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Porventura isso não está acontecendo hoje com a “doutrina” do isso não tem nada haver, pois nada mais é pecado?)

Subir sempre para a presença de Deus sem carga e confiando somente Nele para sermos abençoados com certeza absoluta e não em falsas promessas que hoje infestam as religiões enganando os incautos

Mesmo com todas essas coisas que aconteceram com Abraão Deus o chamou de Meu amigo isso nos prova que ninguém é perfeito e Que Deus perdoa e esquece todas as nossas fraquezas como está escrito em Isaías 43:25  Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro.

Em tempo; eu não disse que é pecado orar no monte, eu disse que não há nenhuma necessidade e esse lugar jamais foi recomendado por Jesus Cristo. Cristo é a solução.

Creia em Cristo e leia a Bíblia.

Pr Ismar V. Malta

 AS LIÇÕES DE ABRAÃO

Entre as lições que Abraão nos deixou vamos comentar algumas.

 

Abraão morava em Ur dos Caldeus onde ouviu a vós de Deus ordenando que saísse daquela cidade do meio da sua parentela e da casa de seu pai se dirigisse a uma terra desconhecida conforme está escrito em Gênesis 12:1e 2 Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei, e engrandecerei o teu nome, e tu serás uma bênção.

Abraão saiu, mas levou junto seu sobrinho Ló, Isso nos mostra que ele não duvidou da promessa de Deus, porém não obedeceu por completo a ordem de deixar sua família, pois levou consigo uma parte dela o que lhe custou muitos sofrimentos.

Deus havia lhe prometido que Sarai sua esposa lhe daria um filho e que esse deveria se chamar Isaque e que seria seu herdeiro Gênesis 17:19  E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque; e com ele estabelecerei o meu concerto, por concerto perpétuo para a sua semente depois dele.

Como o passou o tempo Sarai vendo sua idade já era avançada e que normalmente não mais tinha condições de se engravidar se esqueceu que Deus é Deus do impossível,  apresentou sua escrava para Abraão entrar a ela para que ela gerasse de Abraão um filho e esse seria considerado seu filho. Abraão não vigiou e aproveitou a oportunidade de fazer um serãozinho extra e Agar gerou-lhe um filho que se chamou Ismael. 

Abraão mentiu pelo menos duas vezes veja; Gênesis 12:18  Então, chamou Faraó a Abrão e disse: Que é isto que me fizeste? Por que não me disseste que ela era tua mulher? Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. Tempos depois Abraão foi habitar em Gerar onde cometeu o mesmo erro conforme está escrito em Gênesis 20:1 a 4 E partiu Abraão dali para a terra do Sul e habitou entre Cades e Sur; e peregrinou em Gerar. E, havendo Abraão dito de Sara, sua mulher: É minha irmã, enviou Abimeleque, rei de Gerar, e tomou a Sara. Deus, porém, veio a Abimeleque em sonhos de noite e disse-lhe: Eis que morto és por causa da mulher que tomaste; porque ela está casada com marido. Mas Abimeleque ainda não se tinha chegado a ela; por isso, disse: Senhor, matarás também uma nação justa? (Deus impediu de esses homens tocarem em Sara).

O tempo passou e o que era impossível ao ser humano Deus realizou; Isaque nasceu; Gênesis 21:1, 2 E o SENHOR visitou a Sara, como tinha dito; e fez o SENHOR a Sara como tinha falado. E concebeu Sara e deu a Abraão um filho na sua velhice, ao tempo determinado, que Deus lhe tinha dito. E chamou Abraão o nome de seu filho que lhe nascera, que Sara lhe dera, Isaque. (o filho da promessa)

Quanto a Ismael foi um peso para Abraão, pois Sara exigiu que Abraão mandasse ele embora e Deus disse-lhe que atendesse a Sara conforme está escrito em Gênesis 21:11 ao 13 E pareceu esta palavra mui má aos olhos de Abraão, por causa de seu filho. Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua semente. Mas também do filho desta serva farei uma nação, (Arabes) porquanto é tua semente.

Isaque foi crescendo normalmente até que um dia Deus chama a Abraão e pede-lhe que sacrifique seu filho conforme está escrito em Gênesis 22:2 E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. Abraão não duvidou dessa ordem, mas seguiu confiante para o lugar do holocausto, porém quando chegou ao pé do monte ordenou aos seus servos que ficassem ali com o jumento conforme diz em Gênesis 22: 2 Gênesis: E disse: Toma agora o teu filho, o teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; e oferece-o ali em holocausto sobre uma das montanhas, que eu te direi. 22:3 a 5 Então, se levantou Abraão pela manhã, de madrugada, e albardou o seu jumento, e tomou consigo dois de seus moços e Isaque, seu filho; e fendeu lenha para o holocausto, e levantou-se, e foi ao lugar que Deus lhe dissera. Ao terceiro dia, levantou Abraão os seus olhos e viu o lugar de longe. E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós. (Observem; ele disse no plural, tornaremos).

(Nunca concordei com algumas palavras que tem em um hino da Harpa Cristã que diz; profunda duvida entrou em Abraão, é só examinar o que ele diz nos versículos acima). 

Mas interessante é notar que ao chegar ao pé do monte ele ordenou aos seus moços que ficassem ali com o jumento (animal de carga) até eles voltarem, foram para a presença de Deus sem bagagens (cargas). E quando de lá voltaram vieram abençoados maravilhosamente conforme diz em Gênesis 22:16 ao 18 Por mim mesmo, jurei, diz o SENHOR, porquanto fizeste esta ação e não me negaste o teu filho, o teu único, que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos. E em tua semente serão benditas todas as nações da terra, porquanto obedeceste à minha voz. Abraão sem duvidar iria sacrificar o filho da promessa, mas Deus não permitiu apenas provou Seu servo e pela fé teve valor e Abraão passou na prova, pois é ele considerado pai da fé.

 

As Lições de Abraão.                                                                                

Edificou altares a Deus. Adorava a Deus, Veja, Gênesis 12:8

 E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um altar ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR.

Foi oportunista. Sara sua esposa duvidou da promessa e lhe ofereceu Agar sua serva e ele aproveitou a oportunidade para realizar um serãozinho extra, entrou a ela e ela lhe gerou um filho e com isso sofreu muito, pois posteriormente teve que mandar seu filho Ismael e sua mãe Agar embora  para o deserto e isso lhe trouxe muito constrangimento e qual pai que não sofreria com isso?

Mentiu pelo menos duas vezes. Mentiu por duas vezes que Sara não era sua esposa. E por isso passou vergonha. Veja o que diz em Gênesis 12:19  Por que disseste: É minha irmã? De maneira que a houvera tomado por minha mulher; agora, pois, eis aqui tua mulher; toma-a e vai-te. E em Gênesis 20:5 Não me disse ele mesmo: É minha irmã? E ela também disse: É meu irmão. Em sinceridade do coração e em pureza das minhas mãos, tenho feito isto. Além da vergonha foi mandado ir embora.

Nunca duvidou de Deus. Em nenhuma parte da Bíblia diz que Abraão teve duvida. Saiu de Ur dos Caldeus para uma terra desconhecida, foi oferecer seu filho em sacrifício sem duvidar de Deus e peregrinou pela terra de Canaã.

Deixou a carga ao pé do monte. Ele deixou o animal de carga e as demais pessoas  ao pé do monte para irem com liberdade à presença de Deus.

Subiu ao monte confiando em Deus. Não levou consigo carga alguma, subiu ao monte com absoluta certeza que seu filho voltaria com ele, pois sabia muito bem que deus não aceita sacrifício humano, veja a confiança dele, Gênesis 22:5 E disse Abraão a seus moços: Ficai-vos aqui com o jumento, e eu e o moço iremos até ali; e, havendo adorado, tornaremos a vós.

Desceu do monte abençoado. Deus ao abençoou pela sua ação de fé e fez lhe promessas que em parte já se cumpriram e se cumprem diante de nós, Gênesis 22:17  Que deveras te abençoarei e grandissimamente multiplicarei a tua semente como as estrelas dos céus e como a areia que está na praia do mar; e a tua semente possuirá a porta dos seus inimigos.

Foi fiel e Deus o chamou de amigo. Com todas essas peripécias inconvenientes  Abraão sempre foi fiel ao seu Deus e nunca dele duvidou ao ponto de Deus o chamar de amigo, veja com diz em Isaías 41:8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu Jacó, a quem elegi, semente de Abraão, meu amigo.

Com essas lições aprendemos que devemos sempre está no altar de Deus em oração e adoração com sinceridades desprendendo de todas as coisas deste mundo. 1 João 2:15  Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. (Quantas cargas do mundo hoje estão sendo carregadas para dentro das igrejas desde os púlpitos até os porteiros). Nota se isso pelo esfriamento na fé sendo isso um sinal da vinda de Cristo veja o que diz em Lucas 18:8 Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?

Não podemos ser oportunistas e precisamos ter muito cuidado com as oportunidades que nos aparece, pois elas podem nos trazer muitos grandes dissabores e muitas lagrimas. Sempre aparecem oportunidades precisamos aproveitar as boas e rejeitar as maliciosas, e as carnais, pois se não tivermos cuidado vamos nos arrepender muito.  

Não mentir em hipóteses alguma porque mentira só nos trás sofrimentos, vergonha e como diz o provérbio comum; ela tem perna curta.

Nunca duvidar de Deus, mas obedecê-lo incondicionalmente, confiar sempre, Ele não se arrepende do que promete, Ele cumpriu tudo o que prometeu, de Ismael fez a grande nação Árabe e de Isaque Israel.

Devemos deixar nossas cargas e problemas ao pé da Cruz, não há necessidades de irmos orar no monte, veja os lugares recomendados por Jesus Mateus 6:6 Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que vê o que está oculto, te recompensará. E ainda em Mateus 21:13  E disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões. (Porventura isso não está acontecendo hoje com a “doutrina” do isso não tem nada haver, pois nada mais é pecado?)

Subir sempre para a presença de Deus sem carga e confiando somente Nele para sermos abençoados com certeza absoluta e não em falsas promessas que hoje infestam as religiões enganando os incautos

Mesmo com todas essas coisas que aconteceram com Abraão Deus o chamou de Meu amigo isso nos prova que ninguém é perfeito e Que Deus perdoa e esquece todas as nossas fraquezas como está escrito em Isaías 43:25  Eu, eu mesmo, sou o que apaga as tuas transgressões por amor de mim e dos teus pecados me não lembro.

Em tempo; eu não disse que é pecado orar no monte, eu disse que não há nenhuma necessidade e esse lugar jamais foi recomendado por Jesus Cristo. Cristo é a solução.

Creia em Cristo e leia a Bíblia.

Pr Ismar V. Malta

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já