Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  ALEGRIA DO CRENTE SINCERO ...  
  O PASTOR E O MERCENÁRIO ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  CAPAS ...  
  A HIPOCRISIA POLÍTICA E RELIGIOSA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 
 As Duas Capas.

 

 

Falaremos sobre capas, seu uso vem de tempos remotos, capa é um agasalho que muitas vezes recebe também o nome de capote sempre usado por cima das vestes normais para protegê-las contra poeira, proteger de chuvas, usa-se também no inverno. Para cada situação existe um tipo de capa. No Oriente Médio usa-se muito, talvez por ser muito próximo ao deserto onde há muita areia, é também usada até mesmo por religiosos, principalmente por aqueles considerados ortodoxos.

 

Falaremos este assunto baseando-nos em duas capas citada na Bíblia, a capa do profeta Elias e capa do cego de Jericó. O profeta Elias onde quer que fosse levava sua capa, algumas vezes usou-a para resolver problemas difíceis e incomuns, vejamos, quando ele recebeu ordens de Deus para ungir Eliseu como profeta em seu lugar, encontrando-o usou sua capa para confirmar assim a ordem que Deus lhe dera conforme está escrito em, (I Reis 19:16 e 19) “... Eliseu, filho de Safate de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar.

Partiu, pois, Elias dali e achou a Eliseu, filho de Safate, que andava lavrando com doze juntas de bois adiante dele; e ele estava com a duodécima. Elias passou por ele e lançou a sua capa sobre ele”. Após esse ato caminharam juntos até as margens do rio Jordão onde usou novamente a capa, (II Reis 2:8) “Então Elias tomou a sua capa, e a dobrou, e feriu as águas, as quais se dividiram para as duas bandas; e passaram ambos em seco”. Nenhuma duvida; Deus estava com o profeta!

 

Deus havia revelado a Eliseu que iria levar Elias para junto de Si, assim ambos continuaram a caminhar até que em dado momento Elias foi tomado de Eliseu que ficou com a capa do profeta, examine o que diz (II Reis 2:13), “Também levantou a capa de Elias, que lhe caíra; e voltou-se e parou à borda do Jordão”. Agora nas margens do Jordão Eliseu usou a mesma capa na obra de Deus, (II Reis 2:14) “E tomou a capa de Elias, que lhe caíra, e feriu as águas, e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Então, feriu as águas, e se dividiram elas para uma e outra banda; e Eliseu passou”. Assim notamos que a capa do homem de Deus era usada em Sua obra e não para cobrir erros falcatruas, enganos, explorações e curandeirismo como se vê hoje por aqueles que se dizem servos de Deus. Que tipo de capa pode e deve ser usada por homens de Deus, em seu próprio beneficio? Nenhuma! Use a Palavra de Deus! Mas muitas vezes pastores que deveriam estar cuidando do rebanho de Cristo entram pela política alegando que irá atuar em favor da igreja, você crê nisso? Eu, sinceramente não creio! Isso é apenas uma capa para encobrir a realidade de seus interesses pessoais!

Se a igreja sofrer algum tipo de perseguição será por permissão de Deus, é só lembrar o que Jesus disse em (Mateus 16.18) “Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela”. E ainda em (Mateus 28.20) Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. O problema é que é mais fácil usar uma capa do que ensinar todo conselho de Deus. Paulo sempre ensinou todo conselho de Deus! (Atos 20.27) “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus”. Mesmo em sofrimentos Paulo nunca usou de capas para cobrir seus interesses. Deus tenha misericórdia de nós todos. Se vier sofrimentos sobre a Igreja não será políticos e nem capas que vão resolver, pois Jesus disse: Neste mundo tereis aflições, João 16:33 “Tenho-vos dito isso, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

 

A proteção da pessoa ou da igreja que serve a Deus está ligada à sua fidelidade ao Senhor, porque por ela estaremos seguros e sendo fieis aos ensinos bíblicos teremos o amparo do Espírito Santo, seremos protegidos pelo Sangue de Jesus que nos purifica de todo pecado, mas se não formos fieis seremos então hipócritas, incrédulos e não teremos nenhuma proteção e muito menos de políticos, estaremos às margens do caminho á mendigar com capas que em nada protegem. E se vierem provas duras sendo fieis passaremos por elas.

A capa do cego de Jericó só servia para ele mendigar, ela cobria o pobre cego e talvez estivesse suja, sebosa, mal cheirosa, dado a seu uso continuo a beira de estradas. Assim são aqueles que para não obedecerem à doutrina bíblica apresentam as mais esfarrapadas desculpas; dizendo; isso é coisa do passado, Deus não exige essas coisas, precisamos de lazer; um pouquinho de futebol, um pouquinho de cinema, de álcool um pouquinho de vaidade, um pouquinho de extravagantes pinturas, um pouquinho de novela, de filmes, só que essas coisas não se faz necessário evitar, pois Deus não tem sociedade com o inimigo.

 

Não queira se cobrir com esse tipo de capas porque os que assim procedem poderão até serem bem sucedidos materialmente aqui na terra, porém, tornam-se sebosos, mal cheirosos diante de Deus e simplesmente estão a mendigar à beira do caminho, porque não tem em si o bom cheiro de Cristo que deve exalar de nós como o aroma da obediência aos seus ensinos, examine o que diz em (II Coríntios 2:15), “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”. Precisam aprender a lição do cego que ao encontrar-se com Cristo lançou de si a capa que com a qual mendigava, passando a enxergar e a andar com Cristo, (Marcos 10:50)  “E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se e foi ter com Jesus”. Esse homem após o encontro com Jesus largou o mundo onde vivia e seguiu-O pelo caminho.

 

Quanto ao profeta Elias, ele usou sua própria capa durante sua jornada, ela confirmava a presença de Deus em sua vida. Hoje não devemos usar “capas”, mas fidelidade aos ensinos de Cristo e o afastar-se das oferendas do mundo. Precisamos deixar esse tipo de capa e as coisas deste mundo! Veja o que a Palavra de Deus diz em (Colossenses 3:3) “Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus”. E se estivermos mortos, como usaremos capas para gozar o que o mundo oferece? Deixe a capa do cego (desculpas) e tome logo a capa de Elias (fidelidade) que representa a presença de Deus na vida do crente sincero, não perca a tua salvação, trabalhe com sinceridade na obra de Deus. Não se deixe enganar, quem é de Deus ouve a voz de Deus, quem não é de Deus ouve a voz do mundo e de seus próprios interesses.

Na capa de Elias não havia virtude alguma ela apenas servira para o homem de Deus fazer sua parte e com isso confirmava a presença de Deus naquele ato.

A capa do cego era apenas uma prova da ausência de Deus, pois após jogar a capa suja da mendicância ele seguiu a Jesus caminhando com Cristo e não mais na mendicância

Pregadores do evangelho que capa deverá ser usada?

Creia em Cristo, leia a Bíblia.

Pr. Ismar Vieira Malta.

www.pastorismarmalta.com.br

 

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já