Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  NÃO HÁ OUTRO NOME ...  
  ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  ...  
  O LAR A LUZ DA BÍBLIA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

ABRANGÊNCIA DO SALMO 133, UNIÃO, UNÇÃO E SANTIFICAÇÃO.

         

 

Óleo na cabeça.

 

Salmo 133 diz: “Oh! Quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união! É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes. Como o orvalho do Hermom, que desce sobre os montes de Sião; porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre”.

 

Para entender bem este Salmo é necessário procurar seus efeitos na vida do ser humano em toda sua abrangência. O óleo desce sobre a barba e vai até em baixo na orla de suas vestes, veja também o orvalho desce sobre os montes de Sião e aí chega a benção. Veremos então todo efeito deste Salmo, acompanhe-nos.

O óleo precioso descendo da cabeça de Arão vai realizando a unção para o exercício do sacerdócio como vai unindo em santificação da cabeça aos pés. Precisamos examinar com muita atenção para saber o efeito total da purificação efetuada através do Óleo (O Espírito Santo) na vida da pessoa, físicos e espirituais.

O Salmo 133 seu ensino é abrangente, pois se trata da santificação total do homem porque sem santificação ninguém permanecerá na presença do Altíssimo. 

 

Pensamentos não Ungidos

 

Na cabeça purificam-se os pensamentos, porque os pensamentos podem ser impuros, mas Deus conhece os pensamentos, (Salmos 94:11) “O SENHOR conhece os pensamentos do homem, que são vaidades”. Poderão serem de vaidades e iniqüidades. Em (Isaías 59:7) diz o seguinte: “Os seus pés correm para o mal e se apressa para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniqüidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas”. Devemos obedecer ao mesmo profeta que diz no capitulo, (55:7) “Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Examinemos o que diz em (Efésios 2:3) “Entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Os pensamentos não ungidos não têm firmeza, vejamos; (1 Reis 18:21) “Então, Elias se chegou a todo o povo e disse: Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o SENHOR é Deus, segui-o; e, se Baal, segui-o. Porém o povo lhe não respondeu nada.”

O Senhor conhece os pensamentos vãos; (1Coríntios 3:20), “E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos.”

 

Os Pensamentos Ungidos.

 

A Palavra de Deus discerne os pensamentos, (Hebreus 4:12) “Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.

Os pensamentos ungidos são bênçãos, (Filipenses 4:8), “Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Examinemos mais; (Provérbios 12:5), “Os pensamentos do justo são retos, mas os conselhos do ímpio, engano”.

O Senhor a tudo entende; (Salmos 139:2), “Tu conheces o meu assentar e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento”.

Os pensamentos de Deus são maravilhosos e Ele tem pensamentos de paz para conosco examinemos o a Palavra diz nos Salmos (139:17), “E quão preciosos são para mim, ó Deus, os teus pensamentos! Quão grande é a soma deles!” Ainda em (Jeremias 29:11), “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Salmos 139:23) diz: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos.”

Pensemos na obra de Deus isso é muito bom, (Salmos 143:5) “Lembro-me dos dias antigos; considero todos os teus feitos; medito na obra das tuas mãos”.

 

Olhos não Ungidos.

 

Há olhos não ungidos, malignos, veja o que diz em (Gênesis 39:7) “E aconteceu, depois destas coisas, que a mulher de seu senhor pôs os olhos em José e disse: Deita-te comigo”. Há olhos carnais que nunca foram ungidos.Veremos  em (2 Reis 9:30) “E Jeú veio a Jezreel, o que ouvindo Jezabel, se pintou em volta dos olhos, e enfeitou a sua cabeça, e olhou pela janela”.

Olhos não ungidos são olhos de belial; (Provérbios 6:13) “Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos.” (Provérbios 10:10), “O que acena com os olhos dá dores,..) Olhos altivos é praga; (Provérbios 6:16) “Estas seis coisas aborrece o SENHOR, e a sétima a sua alma abomina.” No vers. 17 diz;  “olhos altivos, e língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente”. Na primeira epistola de João no capitulo 2 vers. 16 diz: “Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo”.

A falta de unção faz com que a pessoa seja “sábia” a seus próprios olhos; (Provérbios 3:7) “Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal”.

 

Olhos Ungidos

 

Olhos ungidos são santificados e bem-aventurados, (Mateus 13:16) “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem”. Os olhos ungidos estão sempre no Senhor, (Salmos 25:15) “Os meus olhos estão continuamente no SENHOR”. Esse é nosso dever, veja o que diz no (Salmos 123:2) “Eis que, como os olhos dos servos atentam para as mãos do seu senhor, e os olhos da serva, para as mãos de sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o SENHOR, nosso Deus, até que tenha piedade de nós”.

Olhos ungidos não se aparta da Palavra de Deus, examinemos o que diz em (Provérbios 4:21)  “Não as deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-as no meio do teu coração”.

 

Ouvidos não Ungidos.

 

Ouvidos não ungidos são rebeldes, veja o que diz em (Ezequiel 12:2) “Filho do homem, tu habitas no meio da casa rebelde, que tem olhos para ver e não vê, e tem ouvidos para ouvir e não ouve; porque é casa rebelde”.

São incircuncisos e não ungidos, (Jeremias 6:10) “A quem falarei e testemunharei, para que ouça? Eis que os seus ouvidos estão incircuncisos e não podem ouvir; eis que a palavra do SENHOR é para eles coisa vergonhosa; não gostam dela”. Estão fermentados examine o que diz em (Marcos 8:18 e 19) “Tendo olhos, não vedes? E, tendo ouvidos, não ouvis? E não vos lembrais, quando parti os cinco pães entre os cinco mil, quantos cestos cheios de pedaços levantastes”?

Outros ouvem de mal grado, (Mateus 13:15) “Porque o coração deste povo está endurecido, e ouviu de mau grado com seus ouvidos e fechou os olhos, para que não veja com os olhos, e ouça com os ouvidos, e compreenda com o coração, e se converta, e eu o cure”.

Outros têm coceira nos ouvidos, (2 Timóteo 4:3) “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências.”

 

Ouvidos Ungidos

 

Ouvidos ungidos são bem-aventurados, (Mateus 13:16) “Mas bem-aventurados os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem.”. Em (João 8:47) está escrito o seguinte: “Quem é de Deus escuta as palavras de Deus”. (Apocalipse 3:22)  “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas”.

Devemos pedir a Deus que desperte nossos ouvidos para ouvirmos Sua Palavra, (Isaías 50:4) “Ele desperta-me todas as manhãs, desperta-me o ouvido para que ouça como aqueles que aprendem”.

(Apocalipse 2:11) “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: O que vencer não receberá o dano da segunda morte”.

 

Bocas e Línguas não Ungidas.

 

As línguas não ungidas falam precipitadamente, (Tito 1:11) “Aos quais convém tapar a boca; homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância”. Veja também em (Salmos 50:19 e 20), “Soltas a tua boca para o mal, e a tua língua compõe o engano. Assentas-te a falar contra teu irmão; falas mal contra o filho de tua mãe”.

Bocas não ungidas são bocas falsas, (Salmos 62:4) “Eles somente consultam como o hão de derribar da sua excelência; deleitam-se em mentiras; com a boca bendizem, mas, no seu interior, maldizem”. Essas bocas estão cheias de maldição e peçonhas, “Está escrito em (Tiago 3:8) o seguinte: “Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal”. Veja o que diz Paulo em (Romanos 3:14), ... “Boca está cheia de maldição e amargura”.

A ordem é para frear a boca, (Efésios 4:29) “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem”.

 

As Bocas e Línguas Ungidas

.

As bocas ungidas são sinceras, abençoadas e louvam a Deus, (Salmos 63:5), “A minha alma se fartará, como de tutano e de gordura; e a minha boca te louvará com alegres lábios”. O (Salmo 51:15) diz; “Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca entoará o teu louvor”.

(Provérbios 12:18) “Há alguns cujas palavras são como pontas de espada, mas a língua dos sábios é saúde”.

Está sempre cheia de cânticos, (Salmos 126:2), “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de cânticos; então, se dizia entre as nações: Grandes coisas fez o SENHOR a estes”.

Bocas e línguas ungidas vêm do Senhor; (Isaías 50:4) “O Senhor JEOVÁ me deu uma língua erudita, para que eu saiba dizer, a seu tempo, uma boa palavra ao que está cansado”.

 

Nariz

 

O nariz serve para algumas coisas: Ele e órgão do olfato e necessita de ser ungido também.

É com ele que respiramos, cheiramos, por ele são expelidas as secreções nasais e outras impurezas por ocasiões de gripes, resfriados, sinusites, etc.

 

Narizes não Ungidos.

 

Vive no cheiro do pecado, (2 Coríntios 2:16) “Para estes, certamente, cheiro de morte para morte”.

Em lugar de ter bom cheiro, tem só o mau cheiro, (Isaías 3:24) “E será que, em lugar de cheiro suave, haverá fedor”. Deus na Sua misericórdia mostra para o pecador a situação que ele se encontra para que se arrependa, veja o que o profeta diz em (Amós 4:10) , na ultima parte desse versículo.  “O fedor dos vossos exércitos fiz subir ao vosso nariz; contudo, não vos convertestes a mim, disse o SENHOR”.

 

Narizes Ungidos

 

Deus também gosta do bom cheiro, em (Gênesis 8:21) a primeira parte do versículo; diz: “E o SENHOR cheirou o suave cheiro”.

Homens de Deus sempre gostaram do bom cheiro, (Gênesis 27:27), (...) “Então, cheirou o cheiro das suas vestes, e abençoou-o, e disse: Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou”. Precisamos ter o cheiro do seu conhecimento (2 Coríntios 2:14)  “E graças a Deus, que sempre nos faz triunfar em Cristo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar o cheiro do seu conhecimento”.

O bom cheiro de vida, (2 Coríntios 2:16) parte b e c dizem: “Mas, para aqueles, cheiro de vida para vida. E, para essas coisas, quem é idôneo”?

Tenhamos em nós o bom cheiro de Cristo, (2 Coríntios 2:15) “Porque para Deus somos o bom cheiro de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem”.

Que os outros sintam em nós o cheiro verdadeiro de Cristo.

 

Mãos não Ungidas.

 

Mãos não ungidas são aquelas que estão manchadas pelo pecado, veja alguns exemplos: (Isaías 1:15) “Pelo que, quando estendeis as mãos, escondo de vós os olhos; sim, quando multiplicais as vossas orações, não as ouço, porque as vossas mãos estão cheias de sangue”.

Há mãos mirradas, em (Marcos 3:1) diz; “E outra vez entrou na sinagoga, e estava ali um homem que tinha uma das mãos mirrada”. Na verdade existem hoje muitas mãos mirradas

Essas mãos têm que serem lavadas para alcançarem vitória, (Tiago 4:8) “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Limpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai o coração”.

 

Mãos Ungidas

 

Mãos ungidas são puras, limpas e abençoadas, (Jó 17:9) “E o justo seguirá o seu caminho firmemente, e o puro de mãos irá crescendo em força”. Essas devem ser levantadas, Paulo assim diz em (1 Timóteo 2:8) “Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, levantando mãos santas, sem ira nem contenda”.

Mãos ungidas fazem o que é bom e não o que é mau, (Efésios 4:28) “Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade”.

Quando elas se cansam devem ser novamente levantadas, (Hebreus 12:12) “Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas e os joelhos desconjuntados”. Para recebermos as bênçãos de Cristo Jesus, (Efésios 1:3) “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo”.

 

As Partes Intimas de Nosso Corpo.

 

As partes intimas de nosso corpo também devem ser ungidas (santificadas) porque tudo tem que ser santo.

Nosso corpo é templo de Deus, está escrito em (1 Coríntios 3:16), “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Os que não honram seus corpos estão entregues as paixões mundanas conforme diz em (Romanos 1:24) “Pelo que também Deus os entregou às concupiscências do seu coração, à imundícia, para desonrarem  seus corpos entre si;”... Ainda em (Romanos 1:27) “E, semelhantemente, também os varões, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, varão com varão, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro”. Essas coisas são obras da carne, (Gálatas 5:19) “Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia”. Nossa vida tem que se diferente, (1 Ts 4:4 e 5) “Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra, não na paixão de concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus”.

Examine o que diz na primeira parte de (Mateus 15:20) “São estas coisas que contaminam o homem”. Aos que se contaminarem a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte, isso diz a ultima parte do versículo 8 do capitulo 21 de Apoc. Tenhamos tudo em santificação e honra para glorificarmos a Deus em nossos corpos.           .

                                                            

Pés não Ungidos

 

Os pés não ungidos correm para o mal, (Provérbios 1:16) “Porque os pés deles correm para o mal e se apressam a derramar sangue”. Em (Provérbios 6:18) diz o seguinte: “Coração que maquina pensamentos viciosos, e pés que se apressam a correr para o mal”. Examinemos o que diz em (Romanos 3:16) “Em seus caminhos [há] destruição e miséria”. E no versículo (18) diz: “Não há temor de Deus diante de seus olhos”.

Esses pés descem à morte, (Provérbios 5:5) “Os seus pés descem à morte; os seus passos firmam-se no inferno”. E ainda em (Provérbios 7:27) “Caminhos de sepultura [é] a sua casa, os quais descem às câmaras da morte. Porque são perversos”. Vejamos em (Provérbios 6:13)  “Acena com os olhos, fala com os pés, faz sinais com os dedos”.

A ordem de Deus está em (Provérbios 4:26 e 27) “Pondera a vereda de teus pés, e todos os teus caminhos sejam bem ordenados. Não declines nem para a direita nem para a esquerda; retira o teu pé do mal.”

 

Pés Ungidos

 

Os pés ungidos são guardados pelo Senhor, examine o que diz em (1 Samuel 2:9) “Os pés dos seus santos guardará, porém os ímpios ficarão mudos nas trevas; porque o homem não prevalecerá pela força”.

Devemos guardar nossos pés conforme está em (Eclesiastes 5:1) “Guarda o teu pé, quando entrares na Casa de Deus...”.

Paulo recomenda que calcemos nossos pés, leia em (Efésios 6:15) diz: “E calçados os pés na preparação do evangelho da paz.”

Caminhando conforme diz em (Hebreus 10:20), “Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne”. Nossos pés serão formosos, Como está escrito em (Romanos 10:15) ...“Quão formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas!” (Romanos 10:15). Caminho reto preserva a alma, (Provérbios 16:17) “O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.” Em (Isaías 35:8) diz: “E ali haverá um alto caminho, um caminho que se chamará O Caminho Santo; o imundo não passará por ele, mas será para o povo de Deus; os caminhantes, até mesmo os loucos, não errarão”.

Os pés ungidos alcançarão vitória diz em (Salmos 126:6) “Aquele que leva a preciosa semente, andando e chorando, voltará, sem dúvida, com alegria, trazendo consigo os seus molhos”.

 

Epílogo

 

Consideramos todas essas coisas baseando-nos no (Salmo 133) porque o óleo derramado sobre a cabeça de Arão tipifica muito bem o Espírito Santo sobre o homem de Deus, vai purificando da cabeça aos pés quando o Óleo chega aos pés tudo estará purificado e aí o Senhor ordena a benção e vida para sempre. Você tem que ser totalmente de Deus.

Creia em Deus e leia a Bíblia.

                                                                                                  

                                                       Pr. Ismar Vieira Malta

Nome: Damiana

Data: 22/04/2015

Comentário:

Amei esse comentário que Deus abençoe grandimente

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Eliana

Data: 08/02/2015

Comentário:

simplismente maravilhoso!!!

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: pastor Raimundo paulo

Data: 26/06/2014

Comentário:

26/06/2014 mensagem forte Deus abençoe sua vida pastor


---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ANTONIO CARLOS FERNANDES

Data: 05/06/2014

Comentário:

DIZ TUDO .... MUITO BOM >>>

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Enock

Data: 05/05/2014

Comentário:

Profundidade de riquezas, estou maravilhado de todo conteúdo. Deus seja louvado pela sua vida Pr. Um forte abraço Enock de salvador ba.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Enock

Data: 05/05/2014

Comentário:

Profundidade de riquezas, estou maravilhado de todo conteúdo. Deus seja louvado pela sua vida Pr. Um forte abraço Enock de salvador ba.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: agenor joão da silva.

Data: 30/03/2014

Comentário:

gostei.só que ta faltando pastor com compromisso com apalavra de DEUS para ensinar com verdade.lamentamos muito termos chegado nessa situação de pastores sem unção do Espirito Santo.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: renata

Data: 29/07/2013

Comentário:

que palavras abençoadas que DEUS continue te usando como canal de bençao.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: renata rodrigues

Data: 29/07/2013

Comentário:

que palavras abençoadas que DEUS continue te usando como canal de bençao.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: renata rodrigues lobato

Data: 29/07/2013

Comentário:

que estudo abençoado que o senhor possa cada dia nos alimentar com essas palavras.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Pr Evandro da ADS (RJ)

Data: 15/07/2013

Comentário:

Muito bom. realmente uma revelação de Deus

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Carolina Rossi Ferreira

Data: 05/05/2013

Comentário:

Muito bom este estudo,eu nuca tive nenhum estudo assim sobre este salmo, e nem uma pregação.
obrigada por enriquecer os nossos conhecimentos.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: Pr.Geizon

Data: 01/05/2013

Comentário:

Muito bom.

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nome: ivanilton oliveira de sousa

Data: 27/04/2013

Comentário:

Artigo abençoado, que o senhor continue te usando na verdade, para anunciar a palavra que alimenta

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

ENVIE UM COMENTÁRIO SOBRE ESTE TEXTO:

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2018 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já