Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

   
  ...  
  TEU PECADO TE ACHARÁ ...  
  Veja Mais ›  
 

 
  ...  
  O MINISTRO E A CHAMADA MINISTERIA ...  
  Veja Mais ›  
     
 

 
 
 
(11) 97374-6766
 

  
 
 

 
 

 
 

OCIOSIDADES E TEMPOS TRABALHOSOS.

 

O que é ser ocioso?

Ser ocioso é não fazer nada, viver na ociosidade, absolutamente parado.

Jonas realizando uma viagem de navio fora da direção de Deus se tornou um uma viagem de navio e foexemplo enquanto esteve ocioso dentro de um navio que estava em perigo de naufrágio, o comandante do navio lutando para livrar a embarcação de uma tragédia foi advertir Jonas que dormia ociosamente, (Jonas 1:6 e 8) “E o mestre do navio chegou-se a ele e disse-lhe: Que tens, dormente? Levanta-te, invoca o teu Deus; talvez assim Deus se lembre de nós para que não pereçamos. Então, lhe disseram: Declara-nos tu, agora, por que razão nos sobreveio este mal. Que ocupação é a tua”? A ociosidade faz mal a saúde física e espiritual, é perigosa e nada têm de bom para oferecer além enfermidades e tragédias, sofrimentos e etc.

Davi tirou um momento de ociosidade e se deu mal, (2 Samuel 11:2 a 4) “E aconteceu, à hora da tarde, que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que estava se lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E enviou Davi e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura, não é esta Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu?

“Então, enviou Davi, mensageiros e a mandou trazer; e, entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então, voltou ela para sua casa”. Davi pagou caro por isso, veja o que disse o profeta Natã ao rei Davi. (II Samuel 11: 9 e 10) “Por que, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom”. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher.

Hoje como no passado existem muitos ociosos. (Ezequiel 16:49) “Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã: soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado”.

O que segue o ocioso é sem juízo e queixoso, diz sempre, ninguém me vê, sou desprezado, tais pessoas podem ser até alugados pelo inimigo, (Juízes 9:4) “E deram-lhe setenta peças de prata, da casa de Baal-Berite; e com elas alugou Abimeleque uns homens ociosos e levianos, que o seguiram”. Eles são sem juízo mesmo, (Provérbios 12:11)  “O que lavra a sua terra se fartará de pão, mas o que segue os ociosos está falto de juízo”.

O crente precisa ter algumas qualidades para desempenhar trabalhos na obra de Deus além da fé para não ser ocioso, (2 Pedro 1:5) E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude, a ciência.

 

Tempos Trabalhosos.

 

Os ociosos trazem para a Igreja tempos trabalhosos. (3:1 e 2) “Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos”.

Trabalhosos porque não aceitam a doutrina, querem ser crentes conforme seus pensamentos, (2 Timóteo 4:3) “Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências”.

Hoje não ensinam as crianças na doutrina, mas as colocam para aprenderem com a baba eletrônica (televisão) em completa ociosidade. Paulo diz que Timóteo aprendeu desde criança os ensinos santos, (2 Timóteo 3:14 e 15) “Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido. E que, desde a tua meninice, sabes as sagradas letras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus”. Que exemplo maravilhoso a ser seguido.

Os erros do passado ainda se cometem hoje vejam um exemplo; muitas vezes os conselhos dos mais velhos são considerados como antiquados e ultrapassados, examine o que está escrito em, (I Reis 12:6, 7, 13 e 14) “E teve o rei Roboão conselho com os anciãos que estavam na presença de Salomão, seu pai, quando este ainda vivia, dizendo: Como aconselhais vós que se responda a este povo? E eles lhe falaram, dizendo: Se hoje fores servo deste povo, e o servires, e, respondendo-lhe, lhe falares boas palavras, todos os dias serão teus servos. E o rei respondeu ao povo duramente, porque deixara o conselho que os anciãos lhe haviam aconselhado. E lhe falou conforme o conselho dos jovens, dizendo: Meu pai agravou o vosso jugo, porém eu ainda aumentarei o vosso jugo; meu pai vos castigou com açoites, porém eu vos castigarei com escorpiões”. Com isso houve uma divisão no reino, coisa que não era para acontecer.

Pessoas que sempre ouvem, mas não põem em pratica, (II Timoteo 3;7 e 8) “Que aprendem sempre e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade. E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé”. A ociosidade não deixa a pessoa trabalhar, sempre estão cansados ou indispostos.

Deus procura pessoas que querem trabalhar, (Salmos 94:16) “Quem será por mim contra os malfeitores? Quem se porá ao meu lado contra os que praticam a iniqüidade?

Homens e mulheres precisam trabalhar, todos tem trabalhos para desempenhar na seara do Mestre assim como obrigações a cumprirem como diz Paulo em (Tito 2:2 a 5) “Os velhos que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, na caridade e na paciência. As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem, para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, a serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seu marido, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada”.

Quem não trabalha dá trabalho porque é ocioso, (1 Timóteo 5:13) “E, além disto, aprendem também a andar ociosas de casa em casa; e não só ociosas, mas também paroleiras e curiosas, falando o que não convém”.

Deus e Jesus sempre trabalham, (João 5:17) “E Jesus lhes respondeu: Meu Pai trabalha até agora, e eu trabalho também”.

Trabalhemos enquanto é dia, (João 9:4) “Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”. Temos que aproveitar e remir o tempo, (Efésios 5:16)  Remindo o tempo, porquanto os dias são maus”. (Colossenses 4:5) “Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo”.

Não sejas ocioso e não de trabalho, trabalhe e obedeça a Bíblia.

 

 

Pr. Ismar V. Malta

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR ESTE TEXTO

Nome:
E-mail:
   

Comentário:

(0 / 250)

Voltar

Pr. IsmarLivros MensagensEstudosFotosContatos LinksHome

© Copyright 2017 - Pastor Ismar Vieira Malta - Desenvolvido pela Agência de Sites Jundiaí e Portal Imóvel Já